fbpx

Follow us on social

data center - Rússia

Usina nuclear na Rússia aluga espaço para mineradores de Bitcoin

Compartilhe com seus amigos

A Corporação Estatal de Energia Atômica (Rosatom) abriu um data center de mineração perto da usina nuclear de Kalinin, na cidade de Udomlya, a 320 km de Moscou. De acordo Sergei Nemchenkov, chefe do data center, a empresa gastou mais de US$ 4,8 milhões na construção  do data center que oferece até 30 MW. 

Nemchenkov destacou que “os data centers são grandes consumidores de energia com uma demanda estável”. O chefe do data center afirmou que isso representa uma oportunidade de “diversificar” os negócios, e uma oportunidade para alugar o espaço para os equipamentos de usuários.

Separador de texto - Bitcoin.

A Rosatom é a primeira entidade governamental a abrir as portas para os mineradores na Rússia. Além disso, possui planos de abrir 240 megawatts ou mais de sua potência para o setor. Caso se concretize, essa seria a terceira maior empresa de mineração do mundo.

A eletricidade para os mineradores, de acordo com o CoinDesk, custará de 4 a 5 centavos de dólar por kW/hr.

Separador de texto - Bitcoin.

Para angariar clientes a Rosenegoatom fez uma parceria com a EOS-M, empresa especializada no fornecimento de contêineres para mineração de criptomoeda. 

Nemchenkov acredita que a parceira com a empresa é muito promissora, já que caso consiga preencher o local em Udomlya, o Rosenergoatom vai abrir outros locais de mineração.

Separador de texto - Bitcoin.

A ideia é que a Rosenergoatom torne-se um grande provedor de data center. 

A infraestrutura que está sendo construída poderá ser utilizada em diferentes áreas. Então, se um dia a Rússia banir a mineração de criptomoedas o local poderá ser utilizado como um data center comum. 

“Por enquanto, podemos hospedar mineradoras de criptomoedas. Se a história da mineração acabar, podemos hospedar outra coisa ”, afirmou Nemchenkov.

 

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.


Compartilhe com seus amigos
About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil. Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração. Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.