SoftBank prevê primeiro prejuízo em 15 anos causado pelo impacto do coronavírus
A multinacional atribui o prejuízo no fundo Vision Fund à “deterioração do ambiente de mercado”.
Em um comunicado publicado nesta segunda-feira (13), a multinacional japonesa de telecomunicação e internet SoftBank informou que prevê seu maior prejuízo operacional na história por conta do coronavírus.
O grupo japonês espera que o fundo Vision Fund, de US$100 bilhões, registre o seu primeiro prejuízo em 15 anos, estimado em 1,8 trilhão de ienes. O motivo é a piora na performance de suas apostas no setor de tecnologia.
“A diferença na receita operacional é atribuída principalmente ao registro esperado de [uma] perda de investimento de aproximadamente 1,8 trilhão de ienes no SoftBank Vision Fund, resultante de uma diminuição no valor dos investimentos devido à deterioração do ambiente de mercado”, declarou a SoftBank.
De acordo com a empresa, um terceiro trimestre consecutivo de prejuízos do fundo, apoiado pela Arábia Saudita, levará o SoftBank Group a um prejuízo operacional anual de 1,35 trilhão de ienes, o equivalente a US$12,5 bilhões.
As perdas também ocorreram após o quase colapso da aposta feita pelo grupo no WeWork, bem como a falência da operadora de satélites OneWeb.
As ações da SoftBank acumulam uma queda de 11,7% em 2020. Nesta segunda-feira (13), as ações da empresa fecharam em queda de 3,38%.
Cartão bancário
No final do ano, a SoftBank lançou um cartão bancário que permite ao usuário fazer pagamentos utilizando moeda fiat ou criptomoedas.
A novidade, chamada SBC Wallet Card, oferece uma carteira para armazenar criptoativos.
Clique aqui para saber mais.