Facebook lança serviço de pagamento online chamado Facebook Pay
O Facebook Pay não tem relação com a stablecoin Libra, nem com a carteira digital Calibra.
O Facebook anunciou nesta semana o lançamento do Facebook Pay. O serviço de pagamento unificado permitirá que usuários da plataforma enviem e recebam dinheiro por meio do Messenger, WhatsApp e Instagram.
O vídeo explicativo publicado pela empresa mostra dois usuários conversando pelo Messenger. Em seguida, um deles envia dinheiro para o outro em poucos passos.
Como funciona
Para utilizar o recurso, será necessário que o Facebook armazene dados bancários do usuário. Além disso, a fim de garantir a segurança das transações, será preciso utilizar biometria, senhas ou até mesmo reconhecimento facial.
A rede social afirmou que o novo serviço coletará informações do usuário e gerenciará os métodos de pagamento, além de disponibilizar um histórico de transações.
Caso o usuário precise de suporte, um bate-papo estará disponível em tempo real.
O Facebook Pay será habilitado no Facebook e Messenger nesta semana nos EUA.
“[…] com o tempo, planejamos levar o Facebook Pay a mais pessoas e lugares”, afirmou a publicação oficial da empresa.
Habilitando o recurso
Para começar a usar o Facebook Pay no Facebook ou no Messenger, é preciso acessar “Configurações” > “Facebook Pay” nas respectivas plataformas e, por fim,adicionar uma forma de pagamento. Quando a novidade estiver disponível no WhatsApp e no Instagram, a configuração poderá ser feita em cada aplicativo.
Formas de pagamento
O Facebook Pay aceita a maioria dos cartões de crédito e débito, bem como o PayPal — empresa que processará os pagamentos, junto da Stripe e outras instituições globais.
Stablecoin Libra
O Facebook deixou claro em sua publicação que a novidade não tem relação com a stablecoin Libra, projeto do qual faz parte, nem com a carteira Calibra, que integrará esta rede.