Empresa ligada ao governo russo pretende minerar 20% dos Bitcoins ainda disponíveis
Russian Mining Company poderá representar um quinto da produção global.
A empresa de mineração Russian Mining Company (RMC), criada por Dmitry Marininchev — consultor de tecnologia do presidente russo Vladimir Putin, também conhecido como Ombudsman da Internet —, planeja minerar 20% dos bitcoins ainda disponíveis.
Segundo o site russo RBC, a RMC pretende reaproveitar uma fábrica de metal na Carélia, que foi fechada devido às sanções impostas pelos EUA, para minerar BTC.
Se esse plano der certo, a fazenda de mineração poderá ser grande a ponto de representar 1/5 da produção global.
“Nossa ideia consiste em converter a fábrica [para mineração] e vender o poder computacional como um serviço, ou seja, oferecer serviço de TI”, afirmou Marinichev à RBC.
Aumento da concorrência
A concorrência na mineração de Bitcoin voltou a crescer em 2019. A notícia sobre a gigantesca instalação de mineração na Rússia vem alguns dias após o lançamento de uma imensa fazenda de mineração no Texas. O anúncio foi feito pela Bitmain, uma das principais empresas do setor, que informou que pretende tornar a sua nova instalação a maior do mundo nos próximos anos.
Conforme relatado pelo The Block, a Bitmain solicitou uma oferta pública inicial (IPO) junto à Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC).
Além dela, sua rival Canaan Creative também entrou com um pedido de abertura de uma oferta pública, cujo objetivo é arrecadar US$400 milhões.