fbpx

Follow us on social

Libra - Facebook

CEO do Facebook fala sobre stablecoin Libra ao Congresso dos Estados Unidos

Compartilhe com seus amigos

Mark  Zuckerberg afirmou que Facebook deixaria o projeto se o token fosse lançado sem aprovação dos reguladores dos EUA.

 

Separador de texto - Bitcoin.

 

Em uma audiência que ocorreu no Congresso dos Estados Unidos nesta quarta-feira (23), intitulada “Um exame sobre o Facebook e seu impacto nos setores de serviços financeiros e habitação”, o fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, falou falou sobre a stablecoin Libra.

Dentre as várias declarações que Zuckerberg fez perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados, ele jurou que a Libra Association é uma organização independente e que o Facebook deixaria o projeto se o token Libra fosse lançado sem a aprovação de todos os reguladores financeiros dos EUA.

Além disso, Mark garantiu que se os membros da Libra Association decidirem avançar com algo com o qual o Facebook não se sente confortável, a empresa vai se retirar da associação.

Separador de texto - Bitcoin.

 

O site Cryptonews publicou parte das declarações do CEO do Facebook, dentre as quais ele confirmou que o objetivo da Libra Association não é desenvolver algo que não seja regulamentado ou descentralizado.

Zuckerberg disse, ainda, que a infraestrutura financeira dos Estados Unidos está ultrapassada e que a Libra está buscando repensar como deve ser o sistema financeiro moderno, além de lembrar aos presentes que enquanto eles estão debatendo essa questão, o resto do mundo não está esperando — referindo-se à China, que está desenvolvendo sua própria moeda digital. 

Durante a audiência, o representante Brad Sherman disse que Mark “está tentando ajudar aqueles para quem o dólar não é boa moeda: traficantes de drogas, terroristas, sonegadores de impostos”, sob a desculpa de que está ajudando as pessoas pobres ao redor do mundo. 

Quando questionado se não seria mais fácil usar um dólar digital, Zuckerberg disse que esse tipo de token seria bom para lidar com os reguladores dos Estados Unidos, mas que interferiria no uso global.

Referindo-se ao armamento do dólar americano, o representante Juan Vargas também expôs o seu pensamento: 

“Uma das coisas que você provavelmente está sentindo de nós é que o dólar é muito importante para nós como uma ferramenta.” 

O CEO do Facebook, por sua vez, destacou que a Libra será apoiada principalmente na moeda americana, e enfatizou que o plano é evoluir gradualmente a Libra para uma blockchain pública (chamada permissionless blockchain). 

Separador de texto - Bitcoin.

Testemunho

Antes da audiência, Zuckerberg publicou um testemunho afirmando que um bilhão de pessoas no mundo são deixadas de fora do sistema financeiro, das quais aproximadamente 14 milhões estão nos EUA.

A publicação também afirmou que as pessoas precisam esperar demais para enviar dinheiro para suas famílias no exterior. Para ele, o sistema atual está prejudicando-as e não há uma arquitetura financeira digital capaz de apoiar a inovação que essas pessoas precisam.

Para Mark, a stablecoin Libra pode ajudar a resolver esse problema, visto que “o Facebook é sobre colocar o poder nas mãos das pessoas.

Separador de texto - Libra - Facebook

Departamento do Tesouro dos EUA

Em uma nota divulgada na terça-feira (22), o Departamento do Tesouro dos EUA concordou em fazer uma investigação  sobre a stablecoin Libra e Calibra a fim de examinar o projeto quanto a possíveis riscos sistêmicos.

A repercussão da stablecoin não tem sido positiva, visto que vem enfrentando grandes críticas por parte de governos do mundo todo e o abandono de empresas parceiras.

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.


Compartilhe com seus amigos
About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil.Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração.Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.