fbpx

Follow us on social

Pirâmide financeira - Coinup

CEO de exchange da Coreia do Sul é condenado a 16 anos de prisão por golpe

Compartilhe com seus amigos

Empresa operava uma pirâmide financeira.

 

Separador de texto - Bitcoin.

 

O Tribunal Distrital da Coreia do Sul condenou o CEO e executivos da exchange de criptomoedas Coinup à prisão por enganar milhares de investidores. A empresa prometia lucros de até 200% em poucas semanas e pagava investidores antigos com os fundos de novos clientes. 

O CEO Kang Seok-jung, de 53 anos, foi sentenciado a 16 anos de prisão por ter cometido um crime contra a economia do país.

Além disso, o diretor financeiro da corretora recebeu uma sentença de 11 anos de prisão. Outros executivos da empresa e seus cúmplices foram condenados a ficar na cadeia entre seis e nove anos cada. Eles foram detidos em março deste ano por suspeita de fraude de investimentos. 

Separador de texto - Bitcoin.

O golpe

Foram cerca de mil vestidores enganados entre agosto de 2018 e fevereiro deste ano, informou o Yonhap News

Os condenados alegavam que o valor de uma criptomoeda ainda não listada em outras corretoras aumentaria significativamente ao ser adicionada nas plataformas, prometendo retorno de até 200% do valor investido após 4 a 10 semanas. No entanto, a moeda nunca foi listada e os clientes perderam seus investimentos.

Separador de texto - pirâmide financeira - Coinup.

Para dar a impressão de que a operação era legítima, Seok-jung exibia uma revista falsa em seu escritório onde aparecia ao lado de Moon Jae-in, presidente sul-coreano. 

De acordo com a mídia local, a corretora coletou aproximadamente 450 bilhões de won — moeda corrente da Coreia do Sul —, o equivalente a US$386 milhões. 

O juiz responsável pelo caso ressaltou que as vítimas da Coinup também são responsáveis pelo ocorrido, visto que buscaram obter altos lucros em pouco tempo.

Separador de texto - pirâmide financeira - Coinup.

Os responsáveis pelas exchanges acusadas de operar pirâmides financeiras no Brasil terão o mesmo final que os executivos da Coinup?

 

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.


Compartilhe com seus amigos
About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil.Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração.Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.