Bancos e governo russo podem cortar relações com Facebook por conta da criptomoeda Libra
Rússia poderá proibir Facebook caso Estados Unidos bloqueie a stablecoin Libra.
A criptomoeda Libra, do Facebook, está sendo alvo de várias críticas nos últimos meses. Nesta terça-feira (22), surgiram mais posicionamentos contra a stablecoin.
O site Financial Times noticiou que Ralph Hamers, CEO da instituição bancária ING, que possui mais de 1,5 milhão de clientes, disse que os bancos podem parar de trabalhar com o Facebook se a empresa lançar a Libra.
Hamers explicou que instituições como o ING precisam proteger o sistema financeiro evitando atividades criminosas. Essa preocupação tem sido exposta por várias empresas e governos que acreditam que a stablecoin poderá ser utilizada para práticas ilegais, como lavagem de dinheiro.
“Podemos tomar medidas e deixar de atender um cliente, ou não aceitá-lo”, afirmou o CEO da empresa, que destacou ainda que a ING é uma instituição grande e regulamentada e, por isso, não quer arriscar nada.
Para Hamers, no entanto, a stablecoin serve como lição e não deveria ser proibida, em oposição à ideia do CEO da JPMorgan Chase, Jamie Dimon, que acredita que a iniciativa nunca sairá do papel.
Mas esse ponto de vista não é igual aos demais. Dimitry Peskov, porta-voz do presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou sua posição oficial sobre a Libra, bem como sobre a criptomoeda do Telegram, Gram, afirmando que se ambas forem lançadas sem controle, a probabilidade do Facebook ser bloqueado na Rússia e em outros países aumenta significativamente.
Peskov disse que a Rússia seguiria os passos dos Estados Unidos em relação à Libra, uma vez que o governo americano já interrogou vários executivos, incluindo o CEO do Facebook, sobre as implicações que a moeda pode gerar.
O porta-voz afirmou, ainda, em tom irônico, que essa atitude não depende do governo russo, mas sim do americano.
“Portanto, seria possível direcionar suas perguntas ao governo americano caso ele bloqueie o Facebook e o Telegram.”
A reação dos governos em relação à stablecoin do Facebook tem feito com que cada vez mais empresas desistam de apoiar a associação Libra, como Paypal, Mastercard e MercadoPago.
De acordo com o portal Bitcoin Insider, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, já prometeu que não vai liberar a criptomoeda Libra até que a organização cumpra as normas de regulamentação.
Qual será o futuro da Libra do Facebook? Deixe seu comentário.
créditos inmediato
¿Necesita urgentemente un préstamo en efectivo? Consulte préstamos grandes y pequeños en línea y obtenga un préstamo rápido para aquellos que están endeudados y más.