fbpx

Follow us on social

Banco Central Europeu

Banco Central Europeu poderá lançar sua própria moeda digital

Compartilhe com seus amigos

A presidente do Banco Central Europeu (BCE) Christine Lagarde afirmou em sua primeira audiência perante o Parlamento Europeu que o BCE poderá lançar sua própria moeda digital. 

“Uma moeda digital permitiria que os cidadãos [europeus] usassem dinheiro do banco central diretamente em suas transações diárias. No entanto,uma moeda digital do banco central pode representar riscos. Por exemplo, eles podem alterar a maneira como a política monetária é conduzida e transmitida à economia real”, afirmou Lagarde.

Separador de texto - Bitcoin.

Desde que o Facebook começou a divulgar a ideia de criar a stablecoin Libra, houve um aumento no interesses dos países em criarem suas próprias moedas digitais.

Com o crescimento do número de pessoas utilizando criptomoedas, o setor financeiro viu a necessidade de acompanhar as mudanças do mercado. Para que as moedas correntes dos países continuem sendo utilizadas pela população, os bancos centrais e governos como o da China acreditam que precisam emitir sua própria moeda digital, ao invés de utilizarem criptomoedas como o Bitcoin. 

Separador de texto - Bitcoin.

Para Benoit Coeure, membro do Conselho Executivo do Banco Central Europeu, o uso de uma moeda digital permitirá que os europeus utilizem o Euro mesmo depois que o papel moeda não estiver mais em uso.

“Uma moeda digital do banco central poderia garantir que os cidadãos continuem capazes de usar o dinheiro do banco central, mesmo que o dinheiro [em papel] não seja mais usado. Uma moeda digital desse tipo pode assumir várias formas, cujos benefícios e custos estão sendo investigados pelo BCE e outros bancos centrais”, disse Coeure.

Apesar de uma moeda digital emitida por um banco central ser centralizada, o foco do BCE é se manter no mundo digital facilitando principalmente os pagamentos transfronteiriços, afirmou Coeure. 

 

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.


Compartilhe com seus amigos
About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil.Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração.Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.