fbpx

Follow us on social

Virgil Griffith

Após participar de conferência sobre criptomoedas na Coréia do Norte, pesquisador da Ethereum Foundation é preso pelos EUA

Compartilhe com seus amigos

De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, Griffith tentou ajudar a Coréia do Norte a evitar sanções.

 

Separador de texto - Bitcoin.

 

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou por meio de um comunicado publicado no dia 29 de novembro a prisão do pesquisador da Ethereum Foundation, Virgil Griffith. 

O cidadão americano é acusado de violar a Lei Internacional de Poderes Econômicos de Emergência, por ter viajado para a Coréia do Norte em abril deste ano sem a permissão dos EUA para participar da “Conferência sobre Blockchain e Criptomoeda de Pyongyang”.

A atitude de Griffith pode acarretar em uma sentença máxima de 20 anos de prisão. De acordo com o comunicado da justiça dos EUA, na conferência o pesquisador realizou uma apresentação para dar “conselhos técnicos sobre o uso de criptomoedas e da tecnologia blockchain para evitar sanções econômicas”. 

Separador de texto - Bitcoin.

Geoffrey S. Berman, procurador dos EUA, disse que Griffith forneceu informações altamente técnicas à Coréia do Norte, tendo plena consciência de que poderiam ser utilizadas para ajudar a Coréia do Norte a “lavar dinheiro e evitar sanções”, afirmou ainda que a postura do pesquisador pôs em risco as sanções impostas pelos EUA. 

O procurador-geral John Demers enfatizou que Griffith viajou sem a permissão para a Coréia do Norte, um dos principais adversários dos Estados Unidos, o que resultou em um processo para buscar justiça por essa conduta.

Separador de texto - Virgil Griffith.

Já Willian F. Sweeney Jr, diretor assistente encarregado pelo FBI, disse:
“Existem razões deliberadas pelas quais sanções foram aplicadas à Coréia do Norte. O país e seu líder representam uma ameaça real à nossa segurança nacional e à de nossos aliados. O Sr. Griffith supostamente viajou para a Coréia do Norte sem a permissão do governo federal, e com conhecimento do que estava fazendo era contra a lei. Não podemos permitir que ninguém evite sanções, porque as conseqüências da Coréia do Norte obtendo financiamento, tecnologia e informações para aumentar seu desejo de construir armas nucleares colocam o mundo em risco. É ainda mais notório que um cidadão dos EUA tenha escolhido ajudar nosso adversário”.

Separador de texto - Virgil Griffith.

Repercussão

O Vitalik Buterin, co-fundador da Ethereum, expressou em seu Twitter apoio ao colega preso. Buterin apoiou uma petição iniciada pelo CEO da empresa Commerc.io para libertar Virgil Griffith.

“Eu me recuso a seguir o caminho conveniente de jogar Virgil embaixo do ônibus, porque acredito firmemente que isso seria errado.” 

Vitalik afirmou que não acha que Virgil tenha dado a Coréia do Norte qualquer tipo de ajuda real para fazer algo de ruim. “Ele fez uma apresentação com base em informações publicamente disponíveis sobre software de código aberto”.

Griffith foi preso no dia 28 de novembro no Aeroporto Internacional de Los Angeles.

 

 

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.


Compartilhe com seus amigos
About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil.Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração.Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.