NBA tem registro concedido para lançar plataforma de colecionáveis digitais da liga no Brasil
Nesta terça-feira (24), a Revista da Propriedade Industrial (RPI) anunciou que concedeu à NBA, principal liga de basquete profissional do mundo, o registro para lançar no Brasil sua plataforma de colecionáveis digitais utilizando a tecnologia blockchain.
Intitulada NBA Top Shot, a solução é resultado de uma parceria entre a NBA, a Associação Nacional de Jogadores de Basquete (NBPA) e a Dapper Labs, empresa líder em blockchain e criadora do jogo CryptoKitties.
O desenvolvimento da plataforma, anunciado no dia 31 de julho de 2019, informa que ela permitirá que, por meio da tecnologia blockchain, os fãs da NBA colecionem, negociem, troquem e sejam donos de alguns dos melhores momentos da história da liga.
“Através do NBA Top Shot, os fãs de basquete podem se envolver com seus jogadores, times favoritos e uns com os outros de maneiras totalmente novas. Usamos o que há de mais recente na tecnologia blockchain para criar ativos e experiências, garantindo edições limitadas e autênticas”, afirmou o CEO da Dapper Labs, Rohan Gharegozlou.
De acordo com a RPI, a concessão de registro é para “Colecionáveis digitais usando tecnologia de software baseada em blockchain e contratos inteligentes apresentando jogadores, jogos, registros, estatísticas, informações, fotos, imagens, imagens de jogos, destaques e experiências no campo do basquete, […] software de computador baixável para gerenciamento de serviços colecionáveis digitais, um mercado para transações e um registro usando tecnologia de software baseada em blockchain”.
Apesar do registro ter sido aprovado, ainda não há previsão do lançamento oficial da plataforma. No entanto, no site oficial da NBA Top Shot é possível fazer um cadastro para ter acesso antecipado exclusivo.
Outros esportes
Em fevereiro, o Ultimate Fighting Championship (UFC) também fechou uma parceria com a startup de blockchain Dapper Labs para desenvolver colecionáveis digitais dos lutadores do campeonato utilizando a blockchain. O objetivo é levar a tecnologia para os fãs de artes marciais.