fbpx

Follow us on social

blockchain

Ministério da Educação estimula universidades privadas a emitir diplomas utilizando a tecnologia blockchain

Compartilhe com seus amigos

Medida busca evitar fraudes de diplomas no país. 

 

Separador de texto - Bitcoin.

 

O Ministério da Educação (MEC) está estimulando as universidades privadas a desenvolver uma plataforma baseada na tecnologia blockchain com foco no registro digital de diplomas. 

A proposta apresentada pelo Ministro da Educação, Abraham Weintraub, visa a autorregulação do segmento e o combate às fraudes de emissão deste tipo de certificado.

Separador de texto - Bitcoin.

De acordo com o Valor Econômico, em um primeiro momento a medida pretende passar ao setor privado a responsabilidade de 100% da emissão e registros de diplomas. 

Pelo menos 14 universidades particulares já estão interessadas nesta nova solução, na qual o financiamento deverá vir das próprias instituições. 

Separador de texto - Bitcoin.

Blockchain como solução

Em 2018, devido ao aumento no volume de falsificações de diplomas, o MEC estabeleceu um cronograma para que as universidades federais adotassem os diplomas digitais. Segundo a matéria, agora as faculdades particulares serão incluídas neste processo, sendo responsáveis pelo desenvolvimento de uma plataforma blockchain.

Separador de texto - Bitcoin.

No entanto, para que isso seja possível, as instituições particulares deverão criar uma instituição independente, com CNPJ próprio, que funcionará como uma agência reguladora. 

“Nessa autorregulação dos diplomas, você poderia não só ter o registro, mas lançar todos os dados históricos das instituições, algo que sempre é um trabalho difícil para o MEC localizar”, afirmou Gilberto Garcia, ex-presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Separador de texto - blockchain.

A iniciativa não é novidade no país: a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) já utiliza essa solução de emissão de diplomas por meio da blockchain.

 

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.


Compartilhe com seus amigos
About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil. Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração. Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.