Feira agrícola em Ribeirão Preto terá como destaque o uso da tecnologia blockchain
O uso da tecnologia blockchain no setor agrícola será um dos grandes destaques da 27ª feira internacional de tecnologia agrícola. O evento acontecerá no final de abril em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
A feira, conhecida como Agrishow 2020, é referência no lançamento das principais tendências e inovações para o setor agrícola.
“A feira reunirá mais de 800 marcas expositoras e mais de 150 mil visitantes qualificados em 520.000 m² de área, trazendo o que há de mais novo em tecnologia agrícola”, informou a organização do evento.
Blockchain
Para João Carlos Marchesan, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas), os produtores do Brasil — um país referência quando se fala em agricultura — estão implementando tecnologias no campo que permitem a otimização dos serviços e melhor produtividade.
“A utilização de blockchain permitirá a rastreabilidade da mesa para o campo, mostrando o campo, por meio de imagens enviadas por satélites, que estão cada vez menores e mais baratos, e monitorar as plantações por meio de aplicativos para smartphone, com relatórios acessados a qualquer momento pelo produtor. Essa visão de futuro, já está transformando rapidamente a produção agropecuária no Brasil”, afirmou Marchesan à revista Cultivar.
O presidente da Agrishow, Francisco Matturro, observou que os produtores estão buscando cada vez mais a digitalização de todo o sistema de produção do agronegócio.
“O que não está digitalizado ainda, está entrando em processo de digitalização e todos os dados estão sendo conectados a centrais de operações, quer seja da fazenda ou da concessionária da máquina. Todo esse desenvolvimento da tecnologia aplicada nas máquinas e equipamentos comercializados na Agrishow reflete em aumento nos ganhos de produtividade do produtor. Não há mais perdas nas colheitas ou no plantio”, destacou Matturro.
Será que a tecnologia blockchain estará presente na maioria das empresas em um futuro próximo? Deixe seu comentário.