fbpx

Follow us on social

bolsa de valores

Bolsa de valores brasileira vai testar o uso da tecnologia blockchain

A B3, bolsa de valores brasileira, vai testar a tecnologia blockchain para a verificação de registro único de duplicatas. Segundo o portal Blocknews, o projeto será testado junto com a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), a Central de Recebíveis (CERC) e a CRDC (Central de Registros de Direitos Creditórios).

Até hoje as empresas não conseguem saber se uma duplicata está registrada em mais de uma instituição. Logo, se houver duplicidade, ganhará a empresa que descontar a duplicata primeiro. 

No entanto, de acordo com o superintendente de infraestrutura do mercado da CPI, Aldo Chiavegatti, o que motivou a ideia do projeto foi mais a questão da interoperabilidade do que as fraudes.

Separador de texto - Bitcoin.

O projeto

O uso da tecnologia permitirá que cada empresa envolvida neste projeto seja um nó na rede blockchain. Desta forma, as instituições poderão verificar os registros em um banco de dados em comum, evitando a duplicidade e garantindo a interoperabilidade.

“Podemos preservar os dados em casa e cada uma transmite o que as outras precisam ver”, afirmou Chiavegatti. 

Separador de texto - Bitcoin.

As empresas começaram a discutir o projeto em 2018, mas vão colocá-lo em prática a partir de abril deste ano, quando começaram a testar a blockchain. 

No entanto, os testes podem durar de 30 a 60 dias, pois existem muitos ajustes a serem feitos. 

As instituições financeiras analisam ainda a possibilidade de utilizar a blockchain para outras operações.

 

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.

About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil. Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração. Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.

Post a Comment

You don't have permission to register