fbpx

Follow us on social

Saiba como aceitar Bitcoin em sua loja física ou virtual

 

Pagamento sendo efetuado pelo celular - aceitar Bitcoin

 

A cada ano que passa mais pessoas compram e negociam Bitcoins. Como reflexo disso, várias empresas estão se interessando em aceitar Bitcoin e outras criptomoedas como forma pagamentos em seus estabelecimentos. 

A questão é que várias dúvidas surgem quando falamos nesse assunto: saber se é viável aceitar pagamentos com Bitcoins em lojas físicas e virtuais, como é possível implementar esse serviço em um comércio, quais as vantagens, desvantagens, e qual a melhor opção para cada empresa são algumas dessas questões. 

 

Separador de texto - aceitar Bitcoin

 

Qualquer loja física pode aceitar Bitcoin como forma de pagamento?

Sim, é possível aceitar pagamentos utilizando Bitcoin em sua loja física. 

Para que isso ocorra é preciso que tanto a empresa quanto o consumidor estejam preparados para que a negociação ocorra da melhor maneira.

Uma opção, caso o número de clientes que vão pagar com essa criptomoeda seja baixo, é que a empresa faça uma carteira virtual, assim será possível pedir aos seus clientes que transfiram diretamente para a sua conta o valor negociado. 

Para agilizar a transação, apresentar o endereço da carteira da empresa na forma de QR Code ao seu cliente pode ser uma boa ideia. Dessa forma, será necessário somente que esse código seja escaneado, e que quem está fazendo a compra transfira a quantidade combinada de bitcoins para a wallet do estabelecimento.

Outra opção é utilizar os serviços oferecidos por empresas especializadas, que disponibilizam uma máquina semelhante a de cartão de crédito para que seja possível realizar pagamentos. 

Além disso, por conta da volatilidade da moeda, algumas empresas oferecem um serviço de câmbio instantâneo no qual o preço das criptos são ajustados em tempo real, e o valor pago em criptomoeda pelo cliente é convertido em moeda fiduciária na hora. 

Existem várias empresas que possibilitam esse serviço. Entre elas estão: 

CoinBR 

Bit.One 

 

Separador de texto - aceitar Bitcoin

 

Como faço para aceitar criptomoeda em uma loja virtual?

Funciona de maneira bem parecida com as lojas físicas. É possível aceitar que o pagamento seja feito diretamente em sua carteira, basta fornecer o QR Code ao consumidor ou uma chave pública. 

Outra maneira bem prática para os pagamentos on-line é disponibilizar ao consumidor a possibilidade de clicar em um botão para “pagar com Bitcoin”.

Diversas empresas disponibilizam serviços para que isso ocorra: 

 BitcoinPay

• CoinBR

• Coinbase

• SpectroCoin

• CoinGate

 

Separador de texto - aceitar Bitcoin

 

Empresas que aceitam pagamentos feitos com criptomoeda:

Milhares de estabelecimentos espalhados pelo mundo já aceitam bitcoin e até mesmo outras criptomoedas como forma de pagamento. 

O site CoinMap.org, mostra quais lojas disponibilizam que pessoas comprem produtos usando Bitcoin. 

 

Separador de texto

 

Vantagens Vs Desvantagens de aceitar pagamento com criptomoedas:

 

     Vantagens: 

Taxas menores: As taxas cobradas pelas empresas de cartões de crédito e débito variam de dois a cinco por cento do valor de cada compra feita. Já as taxas pagas pelas transações utilizando criptomoedas são bem inferiores, isto por que o Bitcoin não possui intermediários. 

Dinheiro rápido na conta: O repasse dos valores das vendas feitas utilizando cartões de crédito podem demorar até 45 dias dependendo da máquina de cartão utilizada pelo consumidor. Com as criptomoedas é diferente, as transações de uma carteira virtual para outra demora minutos, e o repasse pode ser feito dependendo da empresa em cerca de 3 dias úteis. 

Publicidade: Aceitar criptomoedas pode resultar em novos clientes para a sua empresa. Além disso é um diferencial já que por enquanto não é comum em todos os comércios aceitarem Bitcoin por exemplo. 

 

 

     Desvantagens:

 

Volatilidade: O Bitcoin é uma moeda volátil, em 2017 um btc chegou a valer menos de mil dólares e em dezembro do mesmo ano um Bitcoin valia mais de 20 mil dólares. Então caso aceite essa criptomoeda em sua empresa provavelmente será necessário ajustar diariamente os preços. Mas isso não é bem um problema pois algumas empresas disponibilizam serviço de câmbio instantâneo, ou seja, que os preços da criptomoeda são ajustados em tempo real e o valor pago em btc por seus clientes é convertido em moeda fiat na hora. 

Hackers: É preciso escolher muito bem onde vai guardar suas criptomoedas. Isso porque várias carteiras de cripto já foram hackeadas. Então antes de qualquer coisa, pesquise e veja qual carteira virtual é mais segura.

 

Separador de texto

 

Sobre o Bitcoin News

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil.Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração.Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.