fbpx

Follow us on social

Entenda quais fatores influenciam na cotação das criptomoedas

 

Ilustração de uma moeda - cotação das criptomoedas.

 

Existem milhares de criptomoedas no mercado virtual, mas a mais conhecida e que possui maior valor é o Bitcoin. Uma questão que gera insegurança em quem pensa em iniciar nesse mercado é a volatilidade da moeda. Este fato gera diversas dúvidas nos possíveis investidores, que procuram entender como é definida a cotação das criptomoedas e quais as causas que afetam o preço.

Nessa matéria vamos destacar os principais motivos que determinam a cotação dessas criptomoedas.

 

separador de texto - cotação das criptomoedas.

 

Lei da oferta e da demanda

Um aspecto importantíssimo para definir a cotação das moedas virtuais é a lei da oferta e da demanda: quanto maior for a procura para comprar esses criptoativos, maior será o seu preço, e quanto menor a demanda, menor será o seu valor.

 

Aceitação no mercado/Economia mundial 

Dois fatores influenciam positivamente na cotação das criptomoedas:

O primeiro é a popularização do Bitcoin e das altcoins. Cada vez mais estão sendo aceitos como forma de  pagamentos em restaurantes, lojas virtuais e outras empresas. Isso faz com que mais pessoas conheçam essas moedas e se interessem em entender e investir.

A economia mundial é outro fator que pode contribuir para o aumento da cotação das moedas virtuais. 

Como o Bitcoin e outras criptos não são controladas por governos ou bancos, e suas negociações podem ser feitas sem intermediários, em épocas de crise em um país, muitas pessoas adquirem criptomoedas como forma de proteger seu patrimônio. 

Alguns exemplos disso são países como Argentina e Turquia, que passaram por grandes instabilidades econômicas e isso gerou um impacto direto no volume das negociações de moedas virtuais.

 

separador de texto - cotação das criptomoedas.

 

Regulamentação 

A regulamentação das criptomoedas nos países influencia na cotação. Por serem relativamentes novas, muitos países ainda não reconheceram as criptomoedas como uma moeda corrente. Essa atitude impacta no medo e na insegurança de quem pretende investir.

Um exemplo de impacto na cotação foi quando o governo do Japão anunciou que iria regulamentar o uso das criptos. Nesse momento, o valor das moedas virtuais aumentaram. 

 

Escassez/Quantidade de Bitcoins

Diferente do Real e do Dólar, a maioria das criptomoedas tem um limite máximo de produção no mercado. Um exemplo disso é o Bitcoin que teve como determinação de seu criador a produção máxima de 21 milhões de btcs.

Esse fato faz com que investidores comprem essas criptos acreditando que futuramente poderão ter uma valorização, isto é um aumento na cotação das criptomoedas.

 

separador de texto - cotação das criptomoedas.

 

Problemas técnicos

Esses são pontos que podem gerar valorização ou desvalorização da cotação das moedas.

Os softwares das criptomoedas são atualizados constantementes em busca de melhorias na segurança e no seu funcionamento. Porém tanto o sistema das criptomoedas quanto o das exchanges não estão livres de invasões de hackers e problemas em seus softwares.

A Binance, uma das maiores corretoras de criptoativos do mundo, é um exemplo disso. Em 2019 registrou um ataque de hackers às hot wallets da empresa que resultou na perda de 7 mil Bitcoins. 

 

Impacto das notícias

As notícias podem ter um grande impacto na cotação das criptomoedas. Principalmente as que falam sobre golpes, invasões de hackers a exchanges ou ao sistema de algumas moedas virtuais, além das que trazem informações falsas com conteúdos caracterizando o Bitcoin e outras altcoins como bolhas ou até mesmo pirâmides. Essas informações geram desconfiança no mercado e insegurança de quem pretendia comprar criptoativos. 

Mas as notícias nem sempre prejudicam o mercado das moedas virtuais. Em 2017 quando o Bitcoin começou o ano valendo menos de mil dólares e em dezembro chegou a marca de 20 mil USD, noticiários do mundo inteiro começaram a falar sobre o btc. Como consequência disso, milhares de pessoas passaram a comprar e vender essas moedas. 

 

A cotação do dólar influencia no valor das criptomoedas?

Na maioria das corretoras, o valor do Bitcoin é negociado em USD. Por isso, quando o preço do dólar sobe no Brasil, a cotação do Bitcoin em real também sobe. Mesmo que o preço da moeda seja em dólar, a sua oscilação também é. Como consequência se o preço do USD subir maior será o valor do ativo que o investidor possui. 

 

separador de texto

 

Sobre o Bitcoin News

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil.Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração.Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.