Starbucks, McDonald’s e Subway estão entre as empresas que vão poderão testar o Yuan Digital, aponta relatório
Starbucks, McDonald’s e Subway estão entre as 19 empresas envolvidas no teste da moeda digital do banco central da China (CBDC). O projeto piloto será realizado na região de Xiong’an.
Nas últimas semanas, notícias sobre o Yuan Digital têm aparecido com mais frequência. A agência de notícias local informou que a Comissão de Reforma e Desenvolvimento de Xiong’an realizou uma reunião sobre o lançamento da CBDC chinesa na quarta-feira (22).
Entre os participantes da reunião estavam o Departamento de Desenvolvimento e Reforma de Xiong’an e representantes da Alipay e da Tencent.
Além deles, participaram funcionários das filiais de quatro bancos comerciais envolvidos na fase de testes: o Banco Industrial e Comercial da China, o Banco Agrícola da China, o Banco da China e o Banco da Construção da China.
Os testes também incluíram algumas empresas globalmente famosas: a multinacional de cafés Starbucks, a gigante de fast-food McDonald’s e a rede norte-americana de restaurantes Subway.
O programa piloto de Xiong’an é direcionado principalmente a empresas de alimentos e varejo, de acordo com o relatório do governo. Por outro lado, os testes na cidade de Suzhou são voltados a funcionários do governo local.
Na semana passada, o Banco Agrícola da China e o Banco da China disseram estar testando um aplicativo de carteira para o Yuan Digital.
Além disso, um funcionário do Banco Central da China confirmou recentemente que alguns bancos estatais estão realizando testes internos da moeda digital em quatro cidades: Shenzhen, Xiong’an, Suzhou e Chengdu. O informante também afirmou que a moeda digital poderá ser utilizada nos Jogos Olímpicos de 2022.
O Banco Central da China está envolvido com pesquisas e testes para o desenvolvimento do Yuan Digital desde 2014. No entanto, a data para o lançamento oficial da moeda digital ainda não foi divulgada.