Se proposta for aprovada, Nova York lançará sua própria criptomoeda
Dois legisladores de Nova York e um professor da Faculdade de Direito de Cornell estão propondo a criação de uma criptomoeda para o estado NY. A moeda virtual funcionaria em uma plataforma de pagamento peer-to-peer chamado “Inclusive Value Ledger”.
A proposta vem do membro da Assembléia do Estado de Nova York, Ron Kim, da senadora Julia Salazar e do professor de direito da Faculdade de Cornell, Robert Hockett. Para formular a proposta, o grupo publicou um whitepaper em novembro de 2019, que fornece informações sobre a ideia, além informar os objetivos que pretende alcançar.
Seria uma maneira dos cidadãos do estado entrarem na economia digital. Em um comunicado publicado em outubro do ano passado, Ron Kim afirmou que acredita que a proposta “tem o potencial de ser verdadeiramente revolucionária”.
“A criação de uma plataforma pública gratuita de pagamento que todos os nova-iorquinos possam usar, não apenas para pagar por bens e serviços, mas também para transferir dinheiro diretamente entre si, pode fundamentalmente transformar Nova York [em uma cidade] mais justa, saudável, rica, e um lugar mais inclusivo para todos”, disse Kim.
De acordo com dados da Federal Deposit Insurance Corporation do governo dos EUA, em 2017 mais de 14 milhões de adultos americanos não tinham contas bancárias. Os motivos variam entre escolha pessoal a uma série de fatores proibitivos.
O sistema de pagamento e a moeda seriam usados também para fornecer assistência monetária a indivíduos que não possuem contas bancárias.
“Precisamos abordar as desigualdades que são construídas em nossa economia atual e fazer a transição para um sistema inclusivo que permita que todas as pessoas participem”, afirmou Salazar.