fbpx

Follow us on social

Bolsa de Valores

Presidente do Itaú Unibanco diz que vê razões para uma possível bolha na B3

Compartilhe com seus amigos

Com a queda na taxa básica de juros, investidores estão optando por aplicar capital em renda variável.

 

Separador de texto - Bitcoin.

 

Durante a conferência sobre os resultados que o Itaú Unibanco teve em 2019, Candido Bracher, presidente do banco, disse que o aumento de pessoas físicas investindo na Bolsa de Valores, devido ao juros historicamente baixos, não pode ser classificado como uma “bolha”. No entanto, Bracher afirmou que se essa situação continuar por um longo período, é possível que haja um excesso de dinheiro alocado em renda variável. 

“Não vejo sinais de bolha ainda, mas vejo razões para estarmos atentos e o fenômeno pode e tende a ocorrer com taxas de juros muito baixas e por muito tempo”, disse o presidente do banco ao Época Negócios.

Para Bracher, a aplicação de capital em renda variável deverá chegar a um recorde neste ano, caso as projeções do mercado financeiro se mantenha.

Separador de texto - Bolsa da Valores.

Queda da taxa básica de juros

Esse movimento ocorre por conta da forte queda da taxa básica de juros (Selic), que foi reduzida de 4,5% para 4,25% ao ano. 

A queda anunciada na quinta-feira passada (5) pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central repercute diretamente nas aplicações financeiras e no custo do crédito para as pessoas físicas e jurídicas. Com a redução do indicador, os produtos de renda fixa têm um retorno menor. As linhas de crédito disponíveis no mercado também tendem a sofrer alterações nas taxas.

 

Selic

 

Para a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), as aplicações de renda fixa — como CDB, LCA, LC, LCI —, que geralmente são influenciadas pela variação da Selic, também devem enfrentar uma queda de rentabilidade.

Com isso, muitos investidores já estão buscando retorno na renda variável, como na Bolsa de Valores e em fundos.

Segundo a Bolsa, juntando os investidores institucionais e os individuais, os brasileiros foram responsáveis por 52,5% do volume movimentado na bolsa em janeiro de 2020, registrando um aumento significativo em relação aos anos anteriores.

Separador de texto - Bolsa da Valores.

Impacto nos bancos

A busca por retorno na renda variável pode afetar os lucros dos bancos brasileiros em 2020, de acordo com Bracher. Além disso, fatores como o limite para os juros do cheque especial e o aumento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido também podem impactar no setor.

 

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.


Compartilhe com seus amigos
About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil. Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração. Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.