Preço do ouro atinge nível mais alto em 7 anos em razão da busca do ativo como reserva de valor
O preço do ouro atingiu seu nível mais alto em mais de sete anos nesta sexta-feira (21), mostrando que os investidores estão procurando o metal como porto seguro em meio aos temores sobre a disseminação do coronavírus pelo mundo, situação que pode prejudicar o crescimento da economia global.
O ouro subiu para US$1.634,44 por onça, registrando o seu nível mais alto desde 1 de janeiro de 2013.
As autoridades de saúde da China anunciaram, na noite desta quinta-feira (20), que foram registradas mais 118 mortes na província de Hubei, elevando o número de óbitos causados pela epidemia para 2.236. Além disso, o número de pessoas infectadas pelo vírus agora soma mais de 75.700 casos.
Empresas confirmam impacto do coronavírus
Uma lista crescente de empresas tem alertado sobre o impacto que o coronavírus está causando na economia. Nesta terça-feira (18), a Apple informou que não deve atingir suas metas em razão da epidemia na China.
Enquanto isso, as bolsas de valores do mundo inteiro têm operado em queda, influenciadas pelos temores sobre a economia global.
Para se proteger de riscos, os investidores estão acumulando ouro e também Bitcoin.
Analistas do UBS, liderados por Wayne Gordon, disseram que “até agora…o ouro demonstrou suas qualidades de refúgio.”
Ouro Vs Bitcoin
O Bitcoin tem sido comparado ao ouro há um muito tempo. Nessas épocas de tensão e de incertezas econômicas, essa visão se consolida cada vez mais, visto que somente neste ano o preço da criptomoeda já subiu significativamente durante dois períodos críticos.
O primeiro aumento no preço do BTC ocorreu no início de janeiro, quando o governo dos EUA matou Qasem Soleimani, um dos principais líderes do Irã. A situação gerou uma grande tensão entre os dois países.
“A reação inicial do Bitcoin ao ataque aéreo dos EUA […] foi um bom teste de nossa premissa de que a primeira criptomoeda [Bitcoin] está amadurecendo em direção a uma versão digital do ouro”, afirmou o analista Mike McGlone em um relatório da Bloomberg.
Já o segundo aumento no preço do Bitcoin ocorreu no final de janeiro, quando a China anunciou o surto de coronavírus no país.
“O Bitcoin está à frente na corrida […] notavelmente como uma reserva de valor em um ambiente que favorece pseudomoedas independentes”, afirmou o analista.
McGlone acredita que o aumento do preço do ouro também deve favorecer o preço do Bitcoin neste ano: “Os preços do ouro e do Bitcoin continuarão subindo em 2020”.
peugeot 307 replacement key fob
Very interesting details you have noted, appreciate it for putting up.