fbpx

Follow us on social

Hong Kong - Tailândia - blockchain - moeda virtual

Hong Kong e Tailândia criam protótipo para testar envio de fundos utilizando a tecnologia blockchain

Compartilhe com seus amigos

A Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) e o Banco da Tailândia (BOT) anunciaram, nesta quarta-feira (22), que realizaram um projeto para estudar a aplicação de CBDC a pagamentos entre dois países.

“O projeto Inthanon-LionRock foi concluído em dezembro de 2019 e um protótipo de prova de conceito (PoC) baseado em tecnologia de registro distribuído foi desenvolvido com sucesso em conjunto com dez bancos participantes dos dois locais”.

Separador de texto - Bitcoin.

O protótipo utilizado para os pagamentos transfronteiriços permitiu que os bancos realizassem transferências de fundos em uma base peer-to-peer.

O sistema utilizado pelas instituições utilizou contratos inteligentes para agrupar transferências de fundos e transações de câmbio. Segundo o relatório, ele “foi projetado para aprimorar o gerenciamento de liquidez da moeda estrangeira dos bancos”. 

O relatório publicado confirmou que a criação de uma moeda virtual do banco central (CBDC) tornaria os pagamentos transfronteiriços mais baratos, eficientes, transparentes e seguros.

Separador de texto - Bitcoin.

O diretor executivo sênior do HKMA, Edmond Lau, afirmou que a pesquisa marca um passo importante para resolver problemas como o alto custo gerado nos pagamentos internacionais. 

Com o uso da tecnologia blockchain, a solução inovadora e exclusiva não apenas aborda diferentes questões técnicas em aplicações práticas, mas também oferece boas referências à comunidade de bancos centrais sobre o uso da moeda digital do Banco Central.”

Separador de texto - Bitcoin.

Colin Pou, diretor executivo da HKMA, disse à imprensa que uma transação real ainda não foi concluída. De acordo com a agência de notícias Reuters, Pou afirmou que a Autoridade Monetária já havia determinado que a cidade não usaria uma moeda digital emitida pelo estado para pagamentos domésticos e que o protótipo seria exclusivamente para transações transfronteiriças.

 

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.


Compartilhe com seus amigos
About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil. Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração. Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.