fbpx

Follow us on social

Federal Reserve

Governadora do Federal Reserve afirma que o órgão está estudando o potencial do dólar digital

Nesta quarta-feira (5), Lael Brainard, membro do Conselho dos Governadores do Federal Reserve dos EUA (FED), disse que o órgão está estudando a viabilidade de emitir sua própria moeda digital.

“[Estamos] conduzindo pesquisas e experimentações relacionadas a tecnologias de contabilidade distribuída e seu potencial caso de uso para moedas digitais, incluindo o potencial para uma CBDC [moeda digital do banco central].”

Separador de texto - Bitcoin.

Brainard acredita que a digitalização está permitindo que consumidores e empresas transfiram valores instantaneamente, de modo que as moedas digitais estão facilitando os pagamentos. 

“Ao transformar os pagamentos, a digitalização tem o potencial de oferecer maior valor e conveniência a um custo menor”, afirmou Brainard durante um discurso na Califórnia.

Separador de texto - Bitcoin.

De acordo com a governadora do FED, o dólar é uma moeda importante no mundo inteiro e, por isso, é necessário que o órgão permaneça “na fronteira da investigação e da política de desenvolvimento em relação às CBDCs.”

As declarações de Brainard demonstram crescente abertura do banco central dos EUA às criptomoedas. Em 2018, a governadora disse que não havia necessidade de uma moeda digital emitida pelo Federal Reserve. 

No entanto, na época, o Facebook ainda não tinha anunciado o seu projeto de criar a stablecoin Libra. 

“Por conta  do Facebook possuir uma rede ativa de usuários [que soma] 1/3 da população global, o projeto da stablecoin Libra da empresa deu urgência ao debate sobre a forma que o dinheiro poderia assumir, quem ou o que poderia o emitir e como os pagamentos poderiam ser registrados e liquidados”, afirmou Brainard. 

Separador de texto - FED.

Apesar da demonstração de interesse nas criptomoedas, a governadora do FED disse que é necessário fazer uma análise sobre a verdadeira necessidade de uma moeda digital do banco central.

“Nos Estados Unidos, não menos que em outras grandes economias, o setor público precisa se envolver ativamente com o setor privado e a comunidade de pesquisa para considerar se novas grades de proteção precisam ser estabelecidas, se os perímetros regulatórios existentes precisam ser redesenhados e se um CBDC traria benefícios importantes para a rede, concluiu Brainard.

Separador de texto - FED.

A pressão para a criação de um dólar digital é tão grande nos EUA que, em janeiro deste ano, o ex-presidente da Comissão de Negociação, Futuros e Commodities dos EUA (CFTC), J. Christopher Giancarlo, falou sobre o seu projeto de criar um Dólar Digital durante uma conferência em Davos.

Clique aqui para saber mais sobre o projeto de Christopher Giancarlo.

 

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.

About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil. Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração. Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.

Post a Comment

You don't have permission to register