Governadora do Federal Reserve afirma que o órgão está estudando o potencial do dólar digital
Nesta quarta-feira (5), Lael Brainard, membro do Conselho dos Governadores do Federal Reserve dos EUA (FED), disse que o órgão está estudando a viabilidade de emitir sua própria moeda digital.
“[Estamos] conduzindo pesquisas e experimentações relacionadas a tecnologias de contabilidade distribuída e seu potencial caso de uso para moedas digitais, incluindo o potencial para uma CBDC [moeda digital do banco central].”
Brainard acredita que a digitalização está permitindo que consumidores e empresas transfiram valores instantaneamente, de modo que as moedas digitais estão facilitando os pagamentos.
“Ao transformar os pagamentos, a digitalização tem o potencial de oferecer maior valor e conveniência a um custo menor”, afirmou Brainard durante um discurso na Califórnia.
De acordo com a governadora do FED, o dólar é uma moeda importante no mundo inteiro e, por isso, é necessário que o órgão permaneça “na fronteira da investigação e da política de desenvolvimento em relação às CBDCs.”
As declarações de Brainard demonstram crescente abertura do banco central dos EUA às criptomoedas. Em 2018, a governadora disse que não havia necessidade de uma moeda digital emitida pelo Federal Reserve.
No entanto, na época, o Facebook ainda não tinha anunciado o seu projeto de criar a stablecoin Libra.
“Por conta do Facebook possuir uma rede ativa de usuários [que soma] 1/3 da população global, o projeto da stablecoin Libra da empresa deu urgência ao debate sobre a forma que o dinheiro poderia assumir, quem ou o que poderia o emitir e como os pagamentos poderiam ser registrados e liquidados”, afirmou Brainard.
Apesar da demonstração de interesse nas criptomoedas, a governadora do FED disse que é necessário fazer uma análise sobre a verdadeira necessidade de uma moeda digital do banco central.
“Nos Estados Unidos, não menos que em outras grandes economias, o setor público precisa se envolver ativamente com o setor privado e a comunidade de pesquisa para considerar se novas grades de proteção precisam ser estabelecidas, se os perímetros regulatórios existentes precisam ser redesenhados e se um CBDC traria benefícios importantes para a rede, concluiu Brainard.
A pressão para a criação de um dólar digital é tão grande nos EUA que, em janeiro deste ano, o ex-presidente da Comissão de Negociação, Futuros e Commodities dos EUA (CFTC), J. Christopher Giancarlo, falou sobre o seu projeto de criar um Dólar Digital durante uma conferência em Davos.
Clique aqui para saber mais sobre o projeto de Christopher Giancarlo.
mercedes replacement key uk
I wanted to check up and let you know how really I liked discovering your blog today.
buy hair loss threatment
Hello. splendid job. I did not imagine this. This is a splendid story. Thanks! https://hairlossbimedi.com buy hair loss threatment