Funcionários do governo chinês receberão pagamentos com a moeda digital do banco central em maio
A moeda digital emitida pelo banco central da China, chamada de DCEP, será enviada para funcionários governamentais da cidade de Suzhou, a oeste de Xangai. O pagamento ocorrerá em maio deste ano, segundo o jornal China Star Market.
De acordo com a fonte, um documento oficial revelou que os funcionários do governo de Suzhou receberão 50% do auxílio-transporte em DCEP no mês de maio.
Esta será a primeira aplicação prática da moeda digital do banco central chinês, que será enviada a esses funcionários por meio de quatro bancos: o Banco da China, o Banco Agrícola da China, o Banco Industrial e Comercial da China e o Banco de Construção da China.
O documento oficial declara que a cidade de Suzhou é uma importante área para o teste piloto da iniciativa. Além disso, o arquivo informa que os quatro bancos estatais estão colaborando para colocar o uso da moeda em prática.
O governo exige, no mesmo documento, que as empresas e os vários comitês de administração governamental assinem um contrato de emissão da DCEP com os bancos que a distribuirão. Será obrigatório que todos os funcionários instalem uma carteira digital para receber o pagamento.
A carta oficial declara: “A assinatura do contrato e o trabalho de instalação da carteira digital devem ser concluídos antes do final de abril e o trabalho de emissão de moeda digital deve ser concluído em maio.”
O China Star Market informou que o popular aplicativo de pagamentos Alipay participou do trabalho técnico de pesquisa e desenvolvimento da tecnologia da moeda digital do banco central.
No início desta semana, vazaram imagens do aplicativo do Banco Agrícola da China, que suportará a moeda digital do banco central.
As imagens mostram vários recursos relacionados à DCEP no aplicativo, como o gerenciamento de carteiras e rastreamento de transações.