Em Davos, ministro Paulo Guedes afirma que economia global poderá ser impactada pela tecnologia blockchain
Nesta quinta-feira (23), durante sua última apresentação no Fórum Econômico Mundial em Davos, o ministro da Economia Paulo Guedes afirmou que nos próximos 20 ou 30 anos a importância do dólar deverá diminuir, e que a economia global terá entre 5 a 6 moedas dominantes. Guedes ainda citou o uso da tecnologia blockchain no mercado de moedas virtuais.
Para Guedes, o dólar não será substituído. No entanto, o ministro acredita que outras moedas deverão ganhar força nos próximos anos.
Durante sua participação no painel, cujo o tema era a dominância do dólar na economia mundial, Guedes comentou que com a consolidação da Europa como uma economia forte e continental, o Euro ganhará espaço nas transações globais, e servirá como reserva de valor.
Choque digital
Guedes acredita que algumas moedas continentais poderão sofrer um “choque digital”, visto que a tecnologia blockchain está abrindo caminhos para as moedas do futuro. “Então há a nova tecnologia, a blockchain”.
O ministro afirmou que a stablecoin Libra criada pelo Facebook, está “evocando uma futura moeda digital”.
Como consequência do projeto do Facebook, Guedes afirmou que os bancos centrais estão se empenhando para utilizar a tecnologia blockchain e sair na frente do setor privado. No entanto, para o ministro, a confiança da população será o fator definitivo: “As pessoas utilizam a moeda que elas mais confiam”.