fbpx

Follow us on social

Luizão Goulart - moeda digital

Deputado Federal pede que Paulo Guedes substitua definitivamente a moeda em espécie por moeda digital para combater o coronavírus

O Deputado Federal Luizão Goulart solicitou que o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, encaminhe ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, sua sugestão de substituir a moeda em espécie por moeda digital. A medida seria uma forma de enfrentamento à pandemia de coronavírus.

Nos termos do art. 113, inciso I e § 1º, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, Requeiro a V. Exª. seja encaminhada ao Poder Executivo a Indicação anexa, sugerindo que seja estabelecida uma substituição gradual da moeda em espécie por moeda digital, diante dos futuros possíveis casos de graves pandemias”, solicitou Goulart.

Separador de texto - Bitcoin.

O pedido feito por Goulart na última quinta-feira (2) sugere que, diante da pandemia que estamos vivendo, o Banco Central do Brasil estabeleça um cronograma para substituir gradativamente a moeda em espécie por uma criptomoeda. A sugestão é motivada pela fácil transmissão do vírus por meio da manipulação diária do papel moeda.

O deputado destacou que a moeda digital já é uma realidade em outros países. Hoje mesmo, o Banco Central da Coréia do Sul anunciou o lançamento de seu programa piloto para testar o Won digital.

“A moeda digital é uma realidade adotada em alguns países do Mundo, como o Japão dentre outros, e diante dos avanços das tecnologias utilizadas na rede mundial de computadores vem tendo cada vez mais um papel importantíssimo nas transações econômicas e comerciais via internet”, afirmou. 

Separador de texto - Bitcoin.

O deputado destacou que “infelizmente, daqui para frente [o mundo] terá que se adaptar à nova realidade em que nos encontramos”, visto que a pandemia tem “alto potencial destrutivo de vidas humanas em conjunto com recessões econômicas”.

Goulart disse estar preocupado com a situação atual e por isso propõe algumas mudanças importantes para a diminuição da transmissão do vírus. “Defendemos essa mudança gradual até sua substituição definitiva da moeda em espécie por uma moeda digital oficial do governo por se tratar de uma questão também de Saúde Pública e não mais só de ‘novas tecnologias’”, destacou. 

Separador de texto - moeda digital.

O deputado federal afirmou que é de extrema importância que o Governo Brasileiro dê um passo na vanguarda dos demais países, estabelecendo por meio do Banco Central um programa de substituição definitiva da moeda em espécie por uma moeda digital do banco central. 

“Não se trata mais de ‘suposições’ e sim de realidades futuras”, afirmou Goulart.

Separador de texto - moeda digital.

Na última sexta-feira (3), o Banco de Pagamentos Internacionais (BIS), considerado o banco central de todos os bancos centrais, afirmou que a pandemia de coronavírus poderá provocar mudanças nas formas de pagamentos, estimulando a demanda por métodos digitais como CBDCs.

 

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.

About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil. Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração. Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.

Post a Comment

You don't have permission to register