fbpx

Follow us on social

taxa bancária - tarifa bancária

Deputada Federal pede a suspensão de taxas e tarifas bancárias

Compartilhe com seus amigos

O pedido é motivado pelo aumento de transações digitais nas últimas semanas, visto que o coronavírus pode ser transmitido pelo manuseio do papel moeda.

 

Separador de texto - Bitcoin.

 

A Deputada Federal Patrícia Ferraz criou um projeto de lei que pede a suspensão das taxas bancárias para transferência de valores pelos bancos públicos e privados. O pedido é motivado pela mudança de hábito da população durante a pandemia do Covid-19: visto que o vírus pode permanecer por dias em superfícies como o papel moeda, as pessoas estão optando por pagamento digitais. 

O projeto de lei solicita que, por um período de 90 dias, sejam canceladas as cobranças de Transferência Eletrônica Disponível (TED), Documento de Ordem de Crédito (DOC), tarifas bancárias e pacotes de benefícios bancários pelos bancos públicos e privados sempre que for decretado estado de calamidade pública. 

Separador de texto - Bitcoin.

De acordo com a deputada, a pandemia fez a população brasileira optar por pagamentos de forma digital em razão da fácil transmissão do vírus por meio de notas de dinheiro. Cabe lembrar que cheques e até mesmo cartões de crédito e débito não são métodos totalmente seguros sem a devida higienização.

“A crise sanitária obriga a sociedade brasileira a modificar seus hábitos, sua forma de consumo, em razão disso, se faz necessário incentivo para que haja circulação financeira de forma digital, diminuindo a necessidade de circulação através de papel moeda, no qual, já temos estudos científicos que comprovam a permanência por horas ou até mesmo dias deste vírus em várias superfícies, transformando o papel moeda, em vetor do coronavírus e de vários outros vírus”, destaca Ferraz.

Em razão dessa mudança, a deputada enfatiza que as pessoas não podem ser prejudicadas financeiramente, acreditando ser necessária a suspensão das cobranças de taxas bancárias para transferências de valores.

Separador de texto - taxa bancária.

Real Digital

Na semana passada, o Deputado Federal Luizão Goulart solicitou que o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, encaminhasse ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, sua sugestão de substituir a moeda em espécie por uma versão digital do real. A medida seria uma forma de enfrentamento à pandemia de coronavírus.

Separador de texto - taxa bancária.

Bitcoin

O Bitcoin tem sido uma boa alternativa neste momento: a transferência da criptomoeda é 100% digital e o custo por transação é muito baixo.

Ontem (15), por exemplo,, uma baleia de criptomoeda movimentou 3 mil Bitcoins cerca de US$20.265.362,00 pagando apenas US$0,16. 

 

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.


Compartilhe com seus amigos
About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil. Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração. Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.