fbpx

Follow us on social

coronavírus

Coronavírus pode acelerar a criação da moeda digital da China, afirma ex-presidente do banco central chinês

Compartilhe com seus amigos

O ex-presidente do Banco Popular da China, Lihui Li, afirmou que os esforços para combater e evitar a disseminação do coronavírus podem acelerar o plano do banco central chinês de criar sua própria moeda digital (CBDC).

Em entrevista ao portal China Daily, Li disse que a eficiência, o custo-benefício e a conveniência das moedas virtuais tornam elas mais desejáveis durante uma epidemia.

Separador de texto - Bitcoin.

Ainda não é claro por quanto tempo o coronavírus é capaz de sobreviver na superfície de um papel moeda. No entanto, as autoridades da China afirmaram que ele é transmitido pelo contato entre pessoas e gotículas infectadas, de modo que cada vez mais as pessoas estão reduzindo os pagamentos com dinheiro físico e optando por transações digitais.

Com o coronavírus em um estágio crítico, o Banco Central da China (PBOC) ordenou que todo o papel moeda em locais com alta exposição ao vírus fosse retirado de circulação e destruído.

Separador de texto - Bitcoin.

Os bancos comerciais do país foram instruídos a separar todas as notas de yuan, desinfetá-las e entregá-las ao PBOC.

O banco central chinês está utilizando luz ultravioleta e altas temperaturas para desinfetar as notas de yuan. Em seguida, a instituição armazena o papel moeda por 14 dias antes de colocá-lo novamente em circulação. 

De acordo com o PBOC, entre 3 e 13 de fevereiro, quase 3 bilhões de yuans em novas notas foram injetados na província de Guangdong, enquanto 7,8 bilhões foram retirados de circulação.

Separador de texto - coronavírus.

Yang Dong, diretor do Centro de Tecnologia Financeira e Pesquisa de Blockchain do Instituto de Estado de Direito da Universidade Renmin da China, destacou que o impacto da epidemia pode contribuir para acelerar a introdução do Yuan Digital. 

“Isso ocorre principalmente porque a frequência do contato direto entre as pessoas foi bastante reduzida e o dinheiro foi ‘excluído’ como meio de transação, reduzindo ainda mais o uso de notas que exigem pagamentos presenciais”.

Separador de texto - coronavírus.

Para Yang, o momento é propício para pagamentos com uma moeda digital. No entanto, observou que a adoção de uma criptomoeda do banco central ainda depende parcialmente da demanda do mercado de varejo da China, que é dominado pela AliPay e WeChat Pay.

 

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.


Compartilhe com seus amigos
About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil. Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração. Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.