fbpx

Follow us on social

BCE - Banco Central Europeu

BCE desenvolve voucher de anonimato que garante a privacidade limitada aos usuários do Euro digital

O Banco Central Europeu publicou nesta terça-feira (17) um relatório anunciando que os bancos centrais da Europa desenvolveram um “voucher de anonimato” que dará privacidade limitada nas transações de usuários da moeda digital do Banco Central (CBDC).

O objetivo do BCE com esse “voucher” é unir dois desejos que se conflitam no cenário de pagamentos digitalizados.  O de ter transações privadas, e a demanda dos órgão reguladores de aplicarem a lei contra a lavagem de dinheiro (AML).

“A digitalização em andamento da economia representa um grande desafio para o ecossistema de pagamentos, exigindo que seja alcançado um equilíbrio entre permitir um certo grau de privacidade nos pagamentos eletrônicos e garantir o cumprimento das regulamentações destinadas a combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo”, informou o relatório do BCE.

Separador de texto - Bitcoin.

Como funciona

Os vouchers serão emitidos para todos os correntistas do banco independente do saldo da conta de cada pessoa, e poderá ser utilizado para proteger cada transação anônima. 

Se uma pessoa quiser enviar Euro digital de maneira anônima para outro indivíduo, deverá possuir o número equivalente de vouchers de anonimato. Porém, caso não tenha a quantidade suficiente a transação anônima não poderá ser feita. 

O BCE destacou que esses vouchers não podem ser transferidos entre indivíduos, destacou que serão liberados em lotes definidos pela autoridade responsável da lei contra lavagem de dinheiro (AML).

Separador de texto - Bitcoin.

Esses vouchers são uma forma de limitar a quantidade de CBDC que poderá ser transferida anonimamente, “isso significa que os limites para transferências anônimas de CBDC podem ser aplicados sem registrar a quantidade de CBDC gasta por um usuário, protegendo assim a privacidade dos usuários. ”

Em um tweet publicado hoje, o BCE afirmou que a pesquisa mostra que é possível criar um sistema de pagamento simples para as moedas digitais dos bancos centrais. E afirmou que esse sistema garantiria a privacidade dos usuários tanto em transações de baixo valor, quanto as de alto valor, das quais poderiam estar sujeitas a verificação contra lavagem de dinheiro.

 

 

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.

About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil. Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração. Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.

Post a Comment

You don't have permission to register