fbpx

Follow us on social

Bancos centrais

Bancos centrais se unem para analisar o potencial das criptomoedas

O banco central do Canadá anunciou nesta terça-feira (21) que formará um grupo com os bancos centrais do Japão, Suíça, Inglaterra, Suécia, Banco Central Europeu (BCE) e com o Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) para analisar a potencial utilidade da criação de uma moeda digital para bancos centrais (CBDC).

“O grupo avaliará casos de uso da CBDC; opções de projeto econômico, funcional e técnico, incluindo interoperabilidade transfronteiriça, e o compartilhamento de conhecimentos sobre tecnologias emergentes. Coordenará estreitamente com as instituições e foros relevantes – em particular, o Conselho de Estabilidade Financeira e o Comitê de Pagamentos e Infra-estruturas de Mercado (CPMI)”.

Separador de texto - Bitcoin.

O grupo de pesquisa será formado pelo ex-chefe do BCE, Benoit Coeure, que será o co-presidente da equipe, e também pelo vice-governador do Banco da Inglaterra, Jon Cunliffe, que será responsável pela mesma função. Outros membros serão escolhidos por executivos seniores dos bancos centrais, e pelas instituições financeiras participantes.

Separador de texto - Bitcoin.

Bancos Centrais estão interessados na criação de CBDCs

A novidade mostra o aumento do interesse dos bancos centrais na criação de suas próprias moedas virtuais. Isso começou ocorrer logo após o Facebook anunciar o projeto da stablecoin Libra em 2019. 

Com receio a adesão dessa moeda, vários governos começaram a intensificar seus planos para estudarem e até mesmo criarem suas criptomoedas. 

 

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.

About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil. Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração. Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.

Post a Comment

You don't have permission to register