fbpx

Follow us on social

Banco Central do Reino Unido - Banco da Inglaterra

Banco Central do Reino Unido emite documento para discutir a criação de sua própria moeda digital

Compartilhe com seus amigos

O Banco da Inglaterra, instituição que age como o Banco Central do Reino Unido, emitiu nesta quinta-feira (12) um documento para discutir a criação de uma moeda digital do banco central (CBDC).

O documento de 57 páginas apresenta um modelo ilustrativo de como seria a moeda digital do banco central, a qual teria como objetivo permitir pagamentos e o armazenamento de valores entre empresas e famílias. 

Separador de texto - Bitcoin.

O Banco da Inglaterra informou que a instituição está interessada na criação de uma CBDC em razão deste ser um momento de mudanças significativas nas formas de uso do dinheiro e nos pagamentos. 

“O uso de notas a forma de dinheiro mais acessível do Banco está diminuindo, e o uso de dinheiro privado continua aumentando, com as mudanças tecnológicas impulsionando a inovação”.

Separador de texto - Bitcoin.

Para o Banco Central, uma CBDC traria uma série de oportunidades, representando “Uma inovação tanto na forma de dinheiro fornecida ao público, quanto na infraestrutura de pagamentos na qual os pagamentos podem ser feitos”. No entanto, a instituição afirma que o uso de uma moeda digital poderia trazer desafios e riscos, como impactos na política monetária e na estabilidade financeira.

“Se saldos significativos de depósitos fossem transferidos dos bancos para a CBDC, poderiam haver implicações para os balanços do Banco da Inglaterra e dos bancos comerciais. […] Isso pode afetar o montante de crédito concedido pelos bancos à economia em geral e, por sua vez, como o Banco implementa a política monetária e apoia a estabilidade financeira’, afirmou o Banco da Inglaterra.

Separador de texto - Banco Central do Reino Unido.

A instituição observou que caso uma CBDC seja criada, ela seria lastreada em libra esterlina. Logo, £10  em CBDC valeriam o mesmo que  £10 em papel moeda.

Para o governador do Banco da Inglaterra, Mark Carney, caso uma moeda digital venha a ser criada, ela precisará ser “muito cuidadosamente” projetada.

“Este documento pretende ser a base para futuras pesquisas e diálogos entre o Banco e o setor de pagamentos, provedores de tecnologia, usuários de pagamentos, instituições financeiras, acadêmicos, outros bancos centrais e autoridades públicas. Encorajo qualquer pessoa interessada nesses princípios fundamentais a responder ao Banco questões sobre os possíveis benefícios, riscos e praticidade do CBDC.”, declarou Carney. 

Separador de texto - Banco Central do Reino Unido.

Em janeiro deste ano, o Banco Central do Canadá anunciou que formaria um grupo com os bancos centrais do Japão, Suíça, Inglaterra, Suécia, Banco Central Europeu (BCE) e com o Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) para analisar a potencial utilidade da criação de uma moeda digital para bancos centrais.

 

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.


Compartilhe com seus amigos
About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil. Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração. Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.