Banco Central das Bahamas lançará sua própria moeda digital em 2020
O governador do Banco Central das Bahamas, John Rolle, comunicou nesta quinta-feira (13) que lançará o dólar digital das Bahamas em todas as ilhas durante o segundo semestre de 2020.
Com isso, as Bahamas se juntam a uma lista cada vez maior de países que devem lançar sua própria moeda digital emitida pelo Banco Central (CBDC).
Para Rolle, o dólar digital das Bahamas vai contribuir para “acelerar a prestação de serviços financeiros necessários para apoiar a recuperação do setor empresarial.”
De acordo com o governador do Banco Central do país, o projeto “Sand Dollar” já está em estágio avançado, com o seu piloto sendo testado na ilha de Exuma desde dezembro de 2019. Ainda segundo Rolle, os testes deverão se estender à ilha turística de Abaco em breve.
O Banco Central das Bahamas ainda está inscrevendo candidatos no projeto piloto de Exuma.
“Quando entramos na Exuma para o projeto, começamos com três dos prestadores de serviços de pagamento e o banco comercial da ilha, mas neste momento temos oito instituições financeiras no total que estão em estágios variados de participação no piloto”, informou Rolle.
O governador do Banco Central afirmou que o dólar bahamense digital será uma representação da moeda local.
“Não é uma moeda diferente; é a mesma moeda. Na lei, nunca será diferente. Ele não pode diferir em valor de uma maneira ou de outra, portanto, o Sand Dólar nunca pode ter preços diferentes dos dólares das Bahamas.”
A moeda deverá ser emitida assim que questões jurídicas e relacionadas à cibersegurança forem resolvidas.