fbpx

Follow us on social

euro digital

Banco Central da França começa a testar o euro digital

O Banco Central da França lançou nesta semana um programa experimental para testar a integração do euro digital em acordos interbancários. 

De acordo com o BC francês, o objetivo do programa é mostrar como a liquidação interbancária tradicional pode ser realizada utilizando uma moeda digital criada pelo banco central (CBDC). Além disso, o projeto visa identificar os benefícios do uso de uma CBDC, bem como seus efeitos na estabilidade financeira e na política monetária.

“O objetivo é explorar as potencialidades oferecidas por essa tecnologia e identificar casos concretos que integram as Moedas Digitais do Banco Central em procedimentos inovadores para a compensação e liquidação de ativos financeiros tokenizados”, informou a instituição.

Separador de texto - Bitcoin.

Para testar o euro digital, o Banco Central francês abriu inscrições para pessoas e empresas que tenham interesse em participar. 

Segundo o anúncio, os candidatos devem residir na União Europeia ou em um Estado parte do acordo do Espaço Econômico Europeu. 

Os participantes deverão criar aplicativos que terão que incluir pelo menos uma maneira possível de utilizar a moeda digital do Banco Central. 

“Os resultados destas experiências serão um elemento-chave da contribuição do Banco da França para um projeto mais amplo conduzido pelo Eurosistema sobre as possíveis implementações de um CBDC”, informou o anúncio. 

Separador de texto - euro digital.

Em um relatório, o BC francês afirmou que não pretende substituir as moedas fiduciárias existentes. No entanto, [o projeto] permitirá que o banco identifique como tecnologias inovadoras, como moedas digitais, podem melhorar “a eficiência e a fluidez dos sistemas de pagamento e infra-estruturas financeiras”.

O Banco Central da França deverá selecionar os candidatos que vão participar do teste no mês de julho.

Separador de texto - euro digital.

Em dezembro, o governador da instituição, François Villeroy de Galhau, declarou que a França está interessada em contribuir para a inovação da moeda digital.

Na época, Galhau destacou três vantagens que o país poderá ter com o euro digital. De acordo com ele, em primeiro lugar seria possível garantir o acesso do usuário ao dinheiro do Banco Central. Em segundo, o governador acredita que essa medida poderia contribuir para tokenizar o euro. Finalmente, François afirmou que a criação de uma moeda digital manteria a soberania dos bancos centrais em relação aos seus “rivais”, como a Libra do Facebook.

 

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.

About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil. Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração. Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.

Post a Comment

You don't have permission to register