Banco Central da China diz que Yuan Digital poderá ser utilizado nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022
O Banco Central da China (PBOC) confirmou que alguns bancos estatais estão realizando testes internos do Yuan Digital em quatro cidades. Além disso, a instituição informou que sua moeda digital poderá ser utilizada nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em Pequim.
A notícia foi divulgada no último domingo (19) pela televisão estatal chinesa CCTV. De acordo com a emissora, o responsável pelo Instituto de Pesquisa da Moeda Digital do PBOC disse que o desenvolvimento da moeda digital do Banco Central (CBDC) está avançando constantemente.
A fonte declarou também que os testes internos não afetam as operações comerciais dos bancos, a emissão e circulação de Yuan e o mercado financeiro.
O Banco Central da China ainda não informou oficialmente a data de lançamento do Yuan Digital. No entanto, com a menção do evento, é possível deduzir que possivelmente a CBDC será lançada em meados de 2021.
Na semana passada, capturas de tela de uma versão piloto de um aplicativo do Yuan Digital circularam nas redes sociais. O aplicativo estaria sendo testado pelo Banco Agrícola da China e o Banco da China.
Na mesma semana, surgiram relatos de que funcionários do governo da cidade de Suzhou, a oeste de Xangai, receberão em maio, 50% do pagamento do auxílio-transporte em Yuan Digital.
Outro relatório, do China Daily, disse nesta segunda-feira (20) que a moeda digital será baseada na tecnologia blockchain.