fbpx

Follow us on social

Diferenças e semelhanças entre o mercado de ações e o mercado de criptomoedas

 

Painel eletrônico simulando mercado de ações e o mercado de criptomoedas.

 

 

Para começar a investir na bolsa de valores ou no mercado de criptomoedas é preciso compreender o que eles possuem em comum. Listamos abaixo algumas dicas para quem tem interesse em iniciar no mercado financeiro. 

 

Separador de texto - Mercado de ações x Mercado de criptomoedas.

 

Horário de funcionamento

O horário de funcionamento da bolsa de valores e do mercado de criptoativos é uma das principais diferenças que existem entre os dois.

O mercado de criptos funciona 24 horas por dia, sete dias por semana no mundo inteiro. Isso permite que o investidor escolha o melhor momento para negociar suas moedas virtuais. 

a bolsa de valores funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Para quem tem a possibilidade de acompanhar suas ações somente durante esse período pode ser uma melhor opção.

 

Valores para iniciar no mercado

Para quem tem interesse em aplicar no mercado de ações ou no de criptomoedas não precisa se preocupar com os valores. Em ambos mercados é possível fazer um investimento inicial baixo, com valores inferiores a cem reais.

Porém na bolsa de valores as ações normalmente são negociadas em lotes. Um lote por exemplo é equivalente a 100 ações. Então caso pretenda comprar um título cotado em R$10,00, o valor mínimo investido será de R$1000,00. Mas não precisa se preocupar, afinal, neste mercado é viável comprar lotes com frações menores que 100 ações.

 

Separador de texto - Mercado de ações x Mercado de criptomoedas.

 

Volatilidade

A volatilidade das criptomoedas preocupa quem pretende investir nesse meio. Entretanto os preços das ações também estão sujeitos a oscilações.

Para evitar prejuízos, caso o valor da ação ou da moeda despenque, a dica é começar investindo pouco dinheiro. 

 

Análise

Esse ponto é fundamental já que tanto a bolsa de valores quanto o mercado de criptomoedas apresentam diversas possibilidades de investimentos.

Saber analisar gráficos, acompanhar as tendências do mercado e criar uma estratégia são fatores que contribuem para fazer um bom negócio.

 

Tenha calma

Para obter lucros com seus investimentos é preciso ter paciência e não deixar que as emoções influenciem nas suas atitudes.

Isso porque é preciso esperar o “timing” certo para comprar e vender suas ações ou suas moedas virtuais. 

Se tiver uma queda no preço, acalme-se e não tome atitudes por impulso. Faça primeiro uma análise das possibilidades desse ativo se recuperar e aí tome a decisão mais sensata. 

 

Separador de texto - Mercado de ações x Mercado de criptomoedas.

 

Segurança

O sistema que garante a segurança no mercado de criptomoedas é tão ou mais seguro do que o utilizado pelas bolsas de valores.

Isso porque as criptos utilizam a blockchain, uma espécie de livro contábil em que todas as transações de criptos que ocorrem ficam salvas para sempre nela. 

Já o mercado de ações, mesmo sendo seguro, já sofreu ataque de hackers. Em 2011, a bolsa de valores de Nova York ficou lenta por conta da uma invasão feita em seu sistema.

 

Perfil de investidor

Existem alguns tipos de investidores, antes de fazer qualquer aplicação o ideal é identificar qual é o seu perfil.

 

Conservador: 

Opta por fazer negócios de baixo risco para garantir a segurança do valor aplicado. 

 

Moderado:

Esse perfil é o meio termo entre o investidor conservador e o agressivo. Busca manter seus ativos seguros. Porém, se sujeita a correr alguns riscos para obter lucros. 

 

Agressivo:

São conhecidos como traders. Esse perfil se sujeita a correr riscos visando ganhar dinheiro em um curto prazo.

 

Separador de texto

 

Valorização

Na bolsa de valores as ações são ativos que representam uma empresa. Como consequência, se essa instituição tiver bons resultados financeiros, o preço de suas ações devem subir. 

Já para o mercado de criptomoedas funciona de maneira diferente. Geralmente o fator determinante para o aumento do preço da moeda está ligado à oferta e demanda do mercado. 

Como alguns criptoativos tem uma quantidade fixa de oferta, caso a demanda aumente seu preço também deve aumentar.

 

Descentralização

As moedas virtuais possuem um sistema descentralizado que não precisa de governos ou bancos para funcionar. Já as bolsas de valores dependem de regulamentações feitas pelo estado e necessitam de órgãos regulamentadores como o Bacen para operar.

 

Riscos

O risco de fazer investimentos está presente em ambos os mercados. Por isso, é importante que antes de aplicar algum dinheiro uma análise seja feita para avaliar qual é a possibilidade de retorno de um investimento e se vale a pena correr o risco.

 

Separador de texto

 

Sobre o Bitcoin News

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil.Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração.Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.