fbpx

Follow us on social

Polícia Civil - golpes

Polícia Civil do Paraná alerta população sobre golpes virtuais para roubar dados bancários

Compartilhe com seus amigos

Por meio de aplicativos, e-mails e links falsos em redes sociais, hackers exigem pagamentos em criptomoedas e roubam informações sigilosas das vítimas. 

 

Separador de texto - Bitcoin.

 

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está alertando a população sobre golpes virtuais que estão sendo aplicados por criminosos durante a pandemia de coronavírus. 

Por meio de sites falsos, muitas vezes semelhantes aos de instituições oficiais, os criminosos buscam obter informações pessoais das vítimas, como dados bancários, senhas e informações de cartões de crédito.

“A PCPR orienta que nenhuma informação seja fornecida pela internet sem que se tenha certeza sobre a confiabilidade do website. Via de regra, o usuário deve desconfiar de ofertas gratuitas”, destaca o comunicado da Polícia Civil.

Separador de texto - Bitcoin.

No geral os golpes acontecem por meio de mensagens enviadas aos celulares das vítimas, e-mails falsos e publicações em redes sociais com links maliciosos. 

A Polícia Civil alerta que ao se deparar com alguma dessas situações, a pessoa não deve clicar no link.

Alguns tipos de golpes já foram identificados, como: aplicativos que afirmam rastrear o coronavírus pelo mundo, agendamento de teste para a doença em casa, acesso grátis ao Netflix e kit gratuito com máscara e álcool em gel.

Separador de texto - Polícia Civil - golpes.

Recentemente, por exemplo, a equipe de segurança da DomainTools descobriu que hackers criaram um falso aplicativo para Android de rastreamento do coronavírus, o qual engana pessoas que buscam mais informações sobre a pandemia.

Intitulado “COVID19 Tracker”, o aplicativo promete ser um mapa de calor da doença. No entanto, ao utilizá-lo, os hackers solicitam aos usuários US$100 em Bitcoin como resgate, sob a pena de ter suas contas nas redes sociais expostas e seus dados do telefone apagados.

Separador de texto - Polícia Civil - golpes.

Clique aqui para saber como registrar um Boletim de Ocorrência relativo a crimes de estelionato.

 

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.


Compartilhe com seus amigos
About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil. Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração. Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.