Polícia Civil do Paraná alerta população sobre golpes virtuais para roubar dados bancários
Por meio de aplicativos, e-mails e links falsos em redes sociais, hackers exigem pagamentos em criptomoedas e roubam informações sigilosas das vítimas.
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está alertando a população sobre golpes virtuais que estão sendo aplicados por criminosos durante a pandemia de coronavírus.
Por meio de sites falsos, muitas vezes semelhantes aos de instituições oficiais, os criminosos buscam obter informações pessoais das vítimas, como dados bancários, senhas e informações de cartões de crédito.
“A PCPR orienta que nenhuma informação seja fornecida pela internet sem que se tenha certeza sobre a confiabilidade do website. Via de regra, o usuário deve desconfiar de ofertas gratuitas”, destaca o comunicado da Polícia Civil.
No geral os golpes acontecem por meio de mensagens enviadas aos celulares das vítimas, e-mails falsos e publicações em redes sociais com links maliciosos.
A Polícia Civil alerta que ao se deparar com alguma dessas situações, a pessoa não deve clicar no link.
Alguns tipos de golpes já foram identificados, como: aplicativos que afirmam rastrear o coronavírus pelo mundo, agendamento de teste para a doença em casa, acesso grátis ao Netflix e kit gratuito com máscara e álcool em gel.
Recentemente, por exemplo, a equipe de segurança da DomainTools descobriu que hackers criaram um falso aplicativo para Android de rastreamento do coronavírus, o qual engana pessoas que buscam mais informações sobre a pandemia.
Intitulado “COVID19 Tracker”, o aplicativo promete ser um mapa de calor da doença. No entanto, ao utilizá-lo, os hackers solicitam aos usuários US$100 em Bitcoin como resgate, sob a pena de ter suas contas nas redes sociais expostas e seus dados do telefone apagados.
Clique aqui para saber como registrar um Boletim de Ocorrência relativo a crimes de estelionato.