fbpx

Follow us on social

lastro do papel moeda

“O dinheiro que usamos não tem lastro” afirmou o diretor do Banco Central durante a Fintech Week’ 19

Compartilhe com seus amigos

Durante a Fintech Week’ 19, que está acontecendo nesta semana no Rio de Janeiro, o especialista em supervisão bancária do Banco Central, Fábio Carneiro afirmou que o papel moeda é uma espécie de token lastreado na confiança da população no Banco Central. E que o dinheiro que usamos não possui lastro. 

 

“Em última análise aquele pedaço de papel é um token que só tem valor porque as pessoas acreditam no Banco Central”.

 

Separador de texto - lastro

 

A partir dessa declaração, é interessante entender a história e como funciona o lastro da moeda fiduciária hoje em dia.

Em uma matéria publicada em nosso site, falamos exatamente sobre a questão do lastro do papel moeda e do lastro do Bitcoin, afinal muitas pessoas ainda acreditam que o Real é lastreado em ouro, e que o Bitcoin é uma bolha econômica. Porém, a realidade é muito diferente.

O lastro é a garantia que uma população têm de que uma nota de R$10,00 de fato vale essa quantia, e que pode ser trocada por bens e serviços. 

Já foi a época em que a garantia da moeda era o ouro, que tinha como objetivo de evitar práticas inflacionárias. Com o passar dos anos ter um dinheiro lastreado em um metal precioso era um empecilho para as políticas monetárias dos países. Foi então que em 1971, o presidente dos Estados Unidos Richard Nixon proibiu a conversão do dólar em ouro, tornando possível a emissão da moeda sem qualquer tipo de restrição. 

A partir desse momento o lastro de uma moeda fiduciária deixou de ser um metal precioso e passou a ser a confiança da população em um governo, assim como o especialista em supervisão bancária do Banco Central havia dito. 

 

Com essa mudança, a defesa de que existe um lastro na moeda corrente de um país se torna algo questionável, já que o governo pode emitir papel moeda sempre que achar necessário, podendo ocasionar períodos de inflação e até hiperinflação no mercado. 

 

 


Compartilhe com seus amigos

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.

About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil.Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração.Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.