Hacker invade plataformas do Grupo Bitcoin Banco; assessoria não confirma a veracidade dos dados divulgados
GBB informou que não houve nenhum prejuízo financeiro aos clientes das corretoras invadidas.
As plataformas de negociações de criptomoedas NegocieCoins e Zater Capital, do Grupo Bitcoin Banco, foram hackeadas na manhã desta quinta-feira (30), exatamente uma semana após a antiga plataforma voltar a funcionar.
No site da NegocieCoins, o hacker publicou uma mensagem pedindo para que o GBB pare de “estragar” a imagem do Bitcoin com “suas fraudes”. Além disso, o invasor solicitou que o grupo devolva o dinheiro dos clientes, cujos investimentos estão bloqueados na corretora desde maio de 2019.
O grupo, que está em meio a um processo de recuperação judicial, lançou na semana passada duas plataformas de negociações: a NegocieCoins e a Zater Capital. No entanto, os valores bloqueados pela corretora não estão disponíveis para saque em ambas.
No dia do lançamento da nova página da NegocieCoins, o GBB publicou uma mensagem informando que a plataforma era simples e segura:
“Em nossa plataforma, você encontrará tudo que precisa para comprar e vender Criptomoedas a qualquer hora do dia com segurança e facilidade.”
Apesar da afirmação, o hacker que invadiu o site disse:
“A segurança de vocês é praticamente zero. Abaixo está vazado o código fonte do site, documentos de KYC, e o banco de dados com dados sigilosos. […] O site está completamente insolvente, a carteira deles tem 0 BTC! Vocês nunca mais vão receber seu dinheiro!”
Para provar a facilidade de acesso às informações dos usuários cadastrados nas plataformas, o hacker publicou emails, nomes e telefones dos investidores.
Nota do Grupo Bitcoin Banco
Em nota, o Grupo Bitcoin Banco disse que não confirma a veracidade dos dados divulgados pelo hacker e informou que não existem operações nessas duas plataformas. Sendo assim, não existe nenhum prejuízo financeiro aos clientes das corretoras.
Além disso, de acordo com o GBB, a polícia já foi comunicada sobre o ocorrido e “medidas de segurança” estão sendo tomadas para inibir esse tipo de ação.
“O GBB informa que estão circulando dados em canais digitais gerados a partir de uma invasão criminosa nas plataformas Zater Capital e Negociecoins, para isso já acionou os departamentos de TI, Segurança e Jurídico para avaliar o nível da invasão. As autoridades policiais também já foram informadas para identificação dos criminosos. A empresa não confirma a veracidade de todos os dados divulgados, porém reforça que já está tomando as medidas de segurança necessárias para inibir essa ação criminosa. O GBB diz ainda que não existe operação nessas plataformas, o que não gera risco de haver qualquer prejuízo financeiro aos clientes”, informou a assessoria de imprensa do grupo.