fbpx

Follow us on social

Receita Federal

GOLPE: Investidor recebe e-mail falso em nome da Receita Federal alegando sonegação de criptomoedas

Um falso e-mail em nome da Receita Federal está circulando na internet. Recentemente, um investidor recebeu uma suposta mensagem da instituição na qual foi acusado de sonegação por não declarar movimentações com criptomoedas. 

Para supostamente resolver o problema, os cibercriminosos solicitaram um pagamento no valor de R$23 mil que deveria ser feito após baixar um aplicativo, no qual seria emitida uma declaração retificadora para “evitar a penhora e posteriormente perdimentos de bens”.

“Eu declaro todas operações por conta do volume. […] Pago todos meus impostos em dia”, disse o investidor à nossa equipe.

 

Receita Federal

 

O golpe, conhecido como phishing, é uma prática de cibercriminosos para roubar informações pessoais das vítimas — como senhas, CPF e até mesmo números de contas bancárias — por meio de sites e e-mails falsos.

Separador de texto - Bitcoin.

Em nota, a Receita Federal informou que os e-mails que estão circulando são forjados, ou seja, não são enviados pela instituição. 

“A Receita Federal alerta para nova modalidade de golpe aplicada por meio de e-mail, com o logotipo e o nome do órgão, e pedindo que o contribuinte acesse algum link. […] Em caso de recebimento, despreze e não acesse o endereço eletrônico mencionado.”

Separador de texto - Bitcoin.

O órgão alertou que os contribuintes que precisarem fazer alterações, regularizações e consultas cadastrais devem utilizar o site oficial da Receita Federal. 

O serviço está disponível no Centro Virtual de Atendimento – e-CAC apenas para o próprio contribuinte ou seus procuradores legalmente constituídos. Caso o contribuinte não consiga utilizar os serviços virtuais, ele deve procurar uma Central de Atendimento ao Contribuinte nas unidades da Receita Federal. Nenhum outro site ou endereço da Internet está habilitado a fazer procedimentos em nome da Receita Federal”, indicou a assessoria de imprensa.

 

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.

About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil. Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração. Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.

Post a Comment

You don't have permission to register