fbpx

Follow us on social

Altas Quantum

Em audiência pública, CEO da Atlas Quantum diz que 50% dos saques solicitados à empresa já foram pagos

Compartilhe com seus amigos

Nesta quarta-feira (25), a Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública a fim de proferir parecer em relação ao Projeto de Lei do Deputado Federal Aureo Ribeiro.

Participaram da mesa Emília Malgueiro (Especialista em Mercado de Criptoativos e ex-representante jurídica da Altas Quantum), Marcos Alves (CEO do Mercado Bitcoin), Marcos Tulio da Silva Lima (gerente de produto blockchain do SERPRO) e o CEO da Altas Quantum, Rodrigo Marques.

 Apesar deste não ser o objetivo da sessão, uma das principais discussões foi o problema que a corretora brasileira Atlas Quantum está passando para pagar todos os saques solicitados pelos clientes.

 

Separador de texto

 

 

Durante a comissão especial, Rodrigo Marques citou que a situação começou após a ordem de parada de oferta pública solicitada pela CVM: “Foram 15 mil pedidos de saques dos quais já realizamos 7.500 aproximadamente. Então 50% dos saques já foram realizados e continuamos realizando”.

Ainda de acordo com Marques, a dificuldade nos saques ocorre porque a custódia das moedas negociadas na Atlas Quantum é feita em exchanges no exterior, as quais bloquearam as retiradas de dinheiro devido à regulamentação desses países. 

No entanto, o CEO afirmou que a empresa está trabalhando para atender a essas regulamentações e normalizar a situação o mais rápido possível.

 

“Quero reforçar a todos os investidores que têm dinheiro conosco que seus fundos serão devolvidos integralmente. Nós estamos trabalhando junto às exchanges para resolver esses problemas e um dos passos para resolver vai ser essa entrega de mudança de KYC (Know Your Costumer) para nos adequarmos a essas normas internacionais”.

Durante a discussão, Marques ressaltou que a Atlas Quantum possui cerca de 39 mil investidores ativos, de modo que a grande maioria não solicitou saques, indicando que, atualmente, há mais de 15 mil bitcoins sob sua custódia.

Quando questionado sobre como é determinada a ordem de pagamento dos saques solicitados, Marques respondeu que os valores estão sendo pagos conforme foram solicitados: “Primeiro que entra, o primeiro que sai. Existem algumas decisões judiciais que nos obrigam a furar essa fila”. 

Em seguida, o responsável pela empresa indicou que estão negociando com todos os clientes uma forma para que o pagamento em relação a saques bloqueados sejam feitos em reais, afirmando que essa solução deve estar no ar dentro das próximas duas semanas.

 

Separador de texto - Atlas Quantum

 

Situação polêmica

 

A ex-representante jurídica da Altas Quantum, Emília Malgueiro, foi questionada a respeito de sua saída da empresa que, segundo ela, a demitiu alegando corte de despesas.

 

Malgueiro declarou: “Hoje não tenho mais nenhum tipo de relacionamento profissional. Fui demitida no último dia 12. Meu escritório não presta mais nenhum tipo de serviço a empresa”. Em seguida, concluiu que acredita que a justificativa para a sua demissão foi por “fazer mais perguntas do que deveria estar fazendo”. 

 

Quando questionado sobre esse posicionamento da ex-funcionária, Rodrigo Marques enfatizou que “a razão da demissão teve a ver com a redução de custos”.

 

Separador de texto - Atlas Quantum

 

Sobre a discussão

 

Apesar da sessão ser voltada ao Projeto de Lei 2303, do ano de 2015, de acordo com a assessoria do Deputado Federal Aureo Ribeiro, a audiência foi dedicada a debater as pirâmides financeiras de moedas virtuais, assunto que está em alta nos últimos meses devido a casos de empresas envolvidas nesses esquemas. Após ouvir os especialistas no assunto, um relatório será elaborado para dar continuidade à nova iniciativa de Ribeiro.

 

Separador de texto - Atlas Quantum

 

Confira a audiência na íntegra:

 

 

 


Compartilhe com seus amigos

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.

About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil.Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração.Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.