fbpx

Follow us on social

Banco Central - Blockchain

Banco Central vai lançar plataforma para pagamentos instantâneos utilizando Blockchain

Compartilhe com seus amigos

O Banco Central anunciou que em novembro de 2020 deverá lançar um sistema de pagamento instantâneo utilizando a tecnologia blockchain.

Com essa mudança, o uso de cartões poderá ser dispensado e as compras serão realizadas por meio da leitura de QR Code nos smartphones. Depois que houver a leitura deste código, o cliente deverá autorizar a transação em seu celular, que poderá ser feito por meio de selfie ou por identificação biométrica. Por fim, quando a confirmação da transação ocorrer, o dinheiro será enviado ao destinatários em poucos segundos. 

Essa rapidez no envio de valores é uma das grandes vantagens da blockchain, que permite que tanto transações nacionais, quanto internacionais sejam feitas de forma quase instantânea.

 

Separador de texto - Banco Central - Blockchain

 

Custos: 

Com essa mudança no sistema utilizado pelo Banco Central, o custo envolvendo o desenvolvimento da base de dados deverá custar aproximadamente R$4,3 milhões. Já o gasto anual com manutenção é estimado em um valor de R$1,2 milhão.

 

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.


Compartilhe com seus amigos
About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil.Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração.Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.