Venezuela registra aumento no uso de Bitcoin e Dash
Os venezuelanos estão utilizando cada vez mais as criptomoedas para escapar da hiperinflação e das sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos.
Dados do LocalBitcoins mostram que em 2019 o volume de negociações de Bitcoin na Venezuela foi de US$305,93 milhões, superando lugares como Hong Kong, Chile e Colômbia. Mas não é somente o BTC que está se destacando no país.
Growth of LocalBitcoins volume in 2019 vs. 2018
Egypt 🇪🇬 – 69.8%
Colombia 🇨🇴 – 59.8%
Peru 🇵🇪 – 47.7%
Argentina 🇦🇷 – 44.7%
Chile 🇨🇱 – 36.3%
Venezuela 🇻🇪 – 33.2%
Hong Kong 🇭🇰 – (18.5%)
Iran 🇮🇷 – (52.1%) pic.twitter.com/HbpwdbDsfP— Larry Cermak (@lawmaster) January 26, 2020
O representante de relações públicas da Dash, Mark Mason, revelou que de maio a dezembro do ano passado, a Venezuela registrou um aumento de 562% no número de usuários com carteiras da criptomoeda Dash ativas — sendo que, somente em dezembro, o crescimento foi de 29%.
From May to December there has been a 562% increase in active android devices using #Dash wallet app in #Venezuela 🇻🇪 Growth for December was 29% 📈🚀
This is NOT total installs, 'active devices' shows how many devices that have been online at least once in the past 30 days. pic.twitter.com/06v6jtYPbN
— Mark Mason (@StayDashy) January 20, 2020
Uma publicação no blog da Dash confirma que a adoção da moeda virtual na Venezuela tem sido grande.
Os venezuelanos parecem estar acreditando tanto nas criptomoedas que o texto afirma que no mínimo 10% do comércio venezuelano vai aceitar criptomoedas em 2020.
“Atualmente, existem mais de mil locais que aceitam pagamentos com criptomoedas. […] Embora mil comerciantes representem menos de 1% do total de lojas no país, esse é um nível de adoção e uso nunca visto em nenhum outro lugar”, diz a publicação.
Petro
Apesar do presidente Nicolás Maduro ter tentado de diversas maneiras que a população utilize a Petro, criptomoeda estatal da Venezuela, a população parece confiar mais em criptoativos que não dependem de governos ou instituições para funcionar.