Nassim Taleb, famoso analista de risco, pede o uso de criptomoedas
Com o sistema bancário em colapso em alguns países do mundo, o uso de criptomoedas tem se tornado a melhor alternativa.
Nassim Nicholas Taleb, analista de risco e autor do livro “Cisne Negro”, instou os libaneses a utilizarem criptomoedas à medida em que os bancos do Líbano estão impondo controles cada vez mais rígidos em meio a uma crise financeira profunda.
O autor líbano-americano pediu em seu Twitter: “Use criptomoedas!”. Sua mensagem foi uma resposta a uma publicação informando que o Banco do Líbano está ordenando que as remessas de moedas estrangeiras sejam pagas na moeda local.
Use cryptocurrencies! https://t.co/z4oC8Feg4b
— Nassim Nicholas Taleb (@nntaleb) April 16, 2020
Taleb teve apoio imediato de seus seguidores. Um deles disse: “Bitcoin é o melhor. Bastante liquidez e opções de privacidade.”
Crise econômica
A crise financeira do Líbano é anterior às consequências econômicas causadas pela pandemia de coronavírus. Desde o ano passado, diversos protestos foram registrados no país.
Grande parte da crise do Líbano ocorre devido a uma desaceleração do fluxo de capitais que levou à escassez do dólar, enfraquecendo a moeda local.
Nesta quinta-feira (16), o banco central libanês ordenou que as remessas ao exterior fossem pagas na moeda local, como medida para evitar uma corrida bancária.
Restrições
Em 2019, o governo do Líbano impôs diversas medidas à população, como o limite de retirada de dinheiro dos bancos e quantidade de transferências, o aumento das taxas para saques em agências, o bloqueio na maioria das transferências para fora do país e a restrição na retenção de dinheiro em dólares para quem viajar para o exterior.
O resultado dessas restrições foi imediato: funcionários dos bancos foram ameaçados e correntistas ficaram extremamente irritados por não poder acessar seus fundos.
Apoio as criptomoedas
Taleb já manifestou apoio ao uso de criptomoedas antes. Em dezembro, durante a Conclave Econômico da Times Networks 2019 na Índia, o analista de risco disse que pessoas de alguns países, como o Líbano, perderam a fé nos governos e nos sistemas bancários.
O autor de vários best sellers declarou que o Líbano estava controlando de maneira artificial a moeda local, bem como afirmou que esse é um ponto positivo do Bitcoin, visto que o ativo não é controlado por nenhum governo ou instituição. Segundo Taleb, “a moeda sem governo é ótima”.
Bancos de outros países em colapso
O sistema bancário do Líbano não é o único que está em apuros. No dia 6 de março, o quarto maior banco da Índia, Yes Bank, entrou em colapso. A situação prejudicou a confiança da população no sistema bancário, bem como fez com que o Reserve Bank Of India assumisse o controle da instituição financeira.