fbpx

Follow us on social

Bitcoin - BitMEX

Diante de possível crescimento na inflação de mercados globais, Bitcoin poderá ser uma boa oportunidade

Compartilhe com seus amigos

Nesta semana, a corretora de criptomoedas BitMEX divulgou um novo relatório analisando o impacto que o coronavírus poderá causar na economia e nos mercados financeiros. 

“A resposta ao vírus marcará uma mudança significativa no regime econômico, da política monetária à expansão fiscal financiada pelo banco central”, afirma a pesquisa. 

Separador de texto.

 

Segundo o relatório, os prejuízos causados pela pandemia podem ser descritos como uma das piores quedas do mercado de ações da história, semelhante à crise financeira de 2008. 

Junto aos mercados globais, a B3, bolsa de valores brasileira, tem registrado grandes quedas e períodos de muita volatilidade nas últimas semanas. Isso ocorre em um período de temores, no qual muitos acreditam que nem mesmo a série de medidas anunciadas pelos governos e bancos centrais para combater o impacto do coronavírus será suficiente para evitar uma recessão global.

Separador de texto.

No início da tarde de ontem (18), o Ibovespa teve seus negócios suspensos após recuar mais de 10%. Essa foi a sexta vez em apenas oito sessões que o chamado circuit breaker foi acionado pela bolsa de valores brasileira. 

As paralisações já se igualam às observadas na crise de 2008. 

Separador de texto - Bitcoin.

Governos mundiais anunciam cortes nas taxas de juros

Na quarta-feira (18), o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reduziu a taxa básica de juros da economia brasileira de 4,25% para 3,75% ao ano. Com essa redução, o juro básico recuou ao menor patamar desde 1999, quando entrou em vigor o regime de metas para a inflação.

Os Estados Unidos também anunciaram mudanças drásticas no mercado. O Federal Reserve reduziu recentemente as taxas de juros entre 0% e 0,25%.

Separador de texto - Bitcoin.

No entanto, apesar das medidas tomadas pelos bancos centrais, a BitMEX acredita que os governos vão ficar sem espaço de manobra, uma vez que reduzir as taxas de juros poderá levar a população a acumular dinheiro em espécie, ao invés de aumentar os gastos para estimular a economia.

“Governos de todo o mundo devem enfrentar grandes déficits fiscais, não apenas como consequência de maiores exigências de gastos, mas como parte de uma estratégia deliberada para estimular a economia”.

Separador de texto - Bitcoin.

No final, isso pode resultar em um crescimento na inflação. 

“Eventualmente, haverá um vencedor claro sob este novo regime: inflação”, destacou o relatório. 

Separador de texto - Bitcoin.

O Bitcoin, por sua vez, não corre esse risco, visto que já existe um limite máximo de produção da moeda.

A BitMEX acredita que nesse ambiente, a criptomoeda poderá ter sua maior oportunidade. 

Apesar do Bitcoin ter registrado grandes quedas nas últimas semanas, acompanhando os mercados globais, a principal criptomoeda por valor de mercado já está mostrando sinais de recuperação. 

Separador de texto - Bitcoin.

Entre o dia 12 de março, quando o BTC era negociado a US$4.156, até as 15h desta quinta-feira, momento em que o preço da moeda chegou a US$6,265, houve um aumento de 50% em seu valor. 

Com a sua natureza deflacionária, o Bitcoin poderá brilhar em um momento em que as moedas apoiadas pelos governos poderão sofrer com a inflação.

 

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.


Compartilhe com seus amigos
About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil. Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração. Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.