fbpx

Follow us on social

Coinbase - Bitcoin

“Bitcoin é o ouro digital”, afirma Coinbase

Compartilhe com seus amigos

Relatório divulgado pela exchange de criptomoedas afirma que o Bitcoin tem inúmeras vantagens em relação ao ouro.

 

Separador de texto - Bitcoin.

 

Um relatório divulgado na última sexta-feira (7) pela Coinbase aponta que o Bitcoin é uma reserva de valor que veio para “disputar com o ouro na era digital”. 

De acordo com a corretora, tanto o Bitcoin quanto o ouro são “refúgios seguros da desvalorização da moeda fiduciária, que historicamente tende a ser incitada pelo aumento da dívida pública”. 

A publicação, intitulada “Ouro digital, escassez e halvings do Bitcoin”, afirma que a escassez do Bitcoin permitiu que a principal criptomoeda por valor de mercado se tornasse uma reserva de valor estável em relação à moeda fiduciária. 

Separador de texto - Bitcoin.

Mike Co, autor da publicação no blog da Coinbase, disse que o Bitcoin consegue fazer melhor qualquer coisa que o ouro pode fazer. 

“Imagine por um momento que há um metal básico tão escasso quanto o ouro com uma propriedade especial: [ele] pode ser transportado por um canal de comunicação”, afirmou Co.

Separador de texto - Bitcoin.

Abaixo estão alguns exemplos citados pela Coinbase que tornam o Bitcoin superior ao ouro:

• Auditabilidade: a verificação da pureza do ouro é “cara e difícil”. No entanto, os nós do Bitcoin “garantem a capacidade de verificação independentemente dos Bitcoins recebidos”.

• Taxas baixas para envio internacional: a Coinbase aponta que para enviar Bitcoin para qualquer usuário, em qualquer lugar do mundo, o valor cobrado é muito baixo se comparado com o custo para enviar ouro. 

“Em setembro, uma transação de Bitcoin avaliada em mais de US$1 bilhão foi enviada por uma taxa de apenas US$700. O custo para enviar internacionalmente uma quantidade igual de ouro seria exorbitante”.

Separador de texto - Bitcoin.

• Privacidade:  enviar ouro de um lugar para outro exige que ambas as partes estejam “fisicamente presentes”. Já o Bitcoin pode ser enviado peer-to-peer, online e anonimamente. 

• Portabilidade: “O Bitcoin é altamente portátil, mesmo em grandes quantidades, ao contrário do ouro.”

• Divisibilidade: ao contrário do ouro, que precisa ser derretido, o Bitcoin pode ser fracionado. “Você pode possuir ou enviar uma fração de um Bitcoin, bem como milhares de Bitcoins por vez.”

Separador de texto - Bitcoin.

Incertezas econômicas

De acordo com a corretora, a economia de vários países foram marcadas por momentos de hiperinflação devido à grande emissão de papel moeda.

“Imprimir dinheiro tem um custo oculto para todos os cidadãos, pois o novo suprimento dilui o valor do estoque existente.”

Separador de texto - Bitcoin.

Devido à escassez do ouro e do Bitcoin em momentos de incertezas econômicas, a população mundial tem buscado por esses ativos que servem como porto seguro.

“Esse fenômeno econômico impulsionou a demanda histórica por ouro, especialmente em tempos de maior incerteza econômica. Em tempos de dificuldades, a tentação de imprimir dinheiro é sempre maior. O ouro, devido à sua escassez, é uma reserva histórica de valor contra a desvalorização da moeda fiduciária. Recentemente, o medo econômico global, medido pelo Índice de Incerteza da Política Econômica Global, está atingindo máximos de todos os tempos.”

Separador de texto - Bitcoin.

Na década passada, o valor do Bitcoin medido em ouro aumentou significativamente em meio à crescente incerteza econômica global.

 

 

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.


Compartilhe com seus amigos
About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil. Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração. Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.