fbpx

Follow us on social

Conselho de Supervisão da Estabilidade Financeira - criptomoedas

Reguladores financeiros dos EUA pedem análise dos riscos que as criptomoedas e stablecoins representam ao sistema financeiro.

No relatório anual publicado nesta semana pelo Conselho de Supervisão da Estabilidade Financeira (FSOC), os reguladores Steven Mnuchin, secretário do Tesouro dos EUA, e o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, pediram às autoridades federais e estaduais que analisem os riscos que criptomoedas como o Bitcoin podem gerar no sistema financeiro local. 

“O Conselho de Estabilidade Financeira (FSOC) recomenda que os reguladores federais e estaduais continuem examinando os riscos para o sistema financeiro decorrentes do uso de ativos digitais e de tecnologias de registros descentralizados (blockchains)”, diz o relatório.

Separador de texto - Bitcoin.

O FSOC foi criado em 2008 para ajudar a identificar os riscos que podem desencadear uma nova crise financeira no país. Os legisladores e funcionários da administração dos Estados Unidos, incluindo o Presidente Donald Trump e Steven Mnuchin, alertaram sobre os riscos que criptomoedas e stablecoins como a Libra proposta pelo Facebook podem apresentar os sistema financeiro.

 “Se uma stablecoin for amplamente adotada como meio de pagamento ou reserva de valor, qualquer disrupções no sistema dessa stablecoin podem afetar a economia em geral. Os reguladores financeiros devem revisar os acordos de ativos digitais existentes e seus riscos”, afirmou o relatório.

Separador de texto - Bitcoin.

Riscos

No relatório, o FSOC cita alguns riscos que os ativos digitais podem oferecer a estabilidade do setor financeiro.

“[…] riscos para consumidores, investidores e empresas associadas a possíveis perdas ou instabilidades nos preços de mercado […] riscos financeiros ilícitos, riscos à segurança nacional, riscos à segurança cibernética e à privacidade, e riscos à integridade monetária e do sistema internacional de pagamentos”.

Separador de texto - Bitcoin.

Blockchain

No entanto, algumas autoridades como Christopher Giancarlo, ex-presidente da Comissão de Comércio de Futuros de Commodities, pressionaram pela adoção da tecnologia blockchain em mais setores da economia, afirmando que os EUA  poderá ficar atrás de outros países à medida que a tecnologia vai sendo desenvolvida.

 

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.

About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil. Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração. Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.

Post a Comment

You don't have permission to register