GOLPE: Investidor recebe e-mail falso em nome da Receita Federal alegando sonegação de criptomoedas
Um falso e-mail em nome da Receita Federal está circulando na internet. Recentemente, um investidor recebeu uma suposta mensagem da instituição na qual foi acusado de sonegação por não declarar movimentações com criptomoedas.
Para supostamente resolver o problema, os cibercriminosos solicitaram um pagamento no valor de R$23 mil que deveria ser feito após baixar um aplicativo, no qual seria emitida uma declaração retificadora para “evitar a penhora e posteriormente perdimentos de bens”.
“Eu declaro todas operações por conta do volume. […] Pago todos meus impostos em dia”, disse o investidor à nossa equipe.
O golpe, conhecido como phishing, é uma prática de cibercriminosos para roubar informações pessoais das vítimas — como senhas, CPF e até mesmo números de contas bancárias — por meio de sites e e-mails falsos.
Em nota, a Receita Federal informou que os e-mails que estão circulando são forjados, ou seja, não são enviados pela instituição.
“A Receita Federal alerta para nova modalidade de golpe aplicada por meio de e-mail, com o logotipo e o nome do órgão, e pedindo que o contribuinte acesse algum link. […] Em caso de recebimento, despreze e não acesse o endereço eletrônico mencionado.”
O órgão alertou que os contribuintes que precisarem fazer alterações, regularizações e consultas cadastrais devem utilizar o site oficial da Receita Federal.
“O serviço está disponível no Centro Virtual de Atendimento – e-CAC apenas para o próprio contribuinte ou seus procuradores legalmente constituídos. Caso o contribuinte não consiga utilizar os serviços virtuais, ele deve procurar uma Central de Atendimento ao Contribuinte nas unidades da Receita Federal. Nenhum outro site ou endereço da Internet está habilitado a fazer procedimentos em nome da Receita Federal”, indicou a assessoria de imprensa.