“Bitcoin é o ouro digital”, afirma Coinbase
Relatório divulgado pela exchange de criptomoedas afirma que o Bitcoin tem inúmeras vantagens em relação ao ouro.
Um relatório divulgado na última sexta-feira (7) pela Coinbase aponta que o Bitcoin é uma reserva de valor que veio para “disputar com o ouro na era digital”.
De acordo com a corretora, tanto o Bitcoin quanto o ouro são “refúgios seguros da desvalorização da moeda fiduciária, que historicamente tende a ser incitada pelo aumento da dívida pública”.
A publicação, intitulada “Ouro digital, escassez e halvings do Bitcoin”, afirma que a escassez do Bitcoin permitiu que a principal criptomoeda por valor de mercado se tornasse uma reserva de valor estável em relação à moeda fiduciária.
Mike Co, autor da publicação no blog da Coinbase, disse que o Bitcoin consegue fazer melhor qualquer coisa que o ouro pode fazer.
“Imagine por um momento que há um metal básico tão escasso quanto o ouro com uma propriedade especial: [ele] pode ser transportado por um canal de comunicação”, afirmou Co.
Abaixo estão alguns exemplos citados pela Coinbase que tornam o Bitcoin superior ao ouro:
• Auditabilidade: a verificação da pureza do ouro é “cara e difícil”. No entanto, os nós do Bitcoin “garantem a capacidade de verificação independentemente dos Bitcoins recebidos”.
• Taxas baixas para envio internacional: a Coinbase aponta que para enviar Bitcoin para qualquer usuário, em qualquer lugar do mundo, o valor cobrado é muito baixo se comparado com o custo para enviar ouro.
“Em setembro, uma transação de Bitcoin avaliada em mais de US$1 bilhão foi enviada por uma taxa de apenas US$700. O custo para enviar internacionalmente uma quantidade igual de ouro seria exorbitante”.
• Privacidade: enviar ouro de um lugar para outro exige que ambas as partes estejam “fisicamente presentes”. Já o Bitcoin pode ser enviado peer-to-peer, online e anonimamente.
• Portabilidade: “O Bitcoin é altamente portátil, mesmo em grandes quantidades, ao contrário do ouro.”
• Divisibilidade: ao contrário do ouro, que precisa ser derretido, o Bitcoin pode ser fracionado. “Você pode possuir ou enviar uma fração de um Bitcoin, bem como milhares de Bitcoins por vez.”
Incertezas econômicas
De acordo com a corretora, a economia de vários países foram marcadas por momentos de hiperinflação devido à grande emissão de papel moeda.
“Imprimir dinheiro tem um custo oculto para todos os cidadãos, pois o novo suprimento dilui o valor do estoque existente.”
Devido à escassez do ouro e do Bitcoin em momentos de incertezas econômicas, a população mundial tem buscado por esses ativos que servem como porto seguro.
“Esse fenômeno econômico impulsionou a demanda histórica por ouro, especialmente em tempos de maior incerteza econômica. Em tempos de dificuldades, a tentação de imprimir dinheiro é sempre maior. O ouro, devido à sua escassez, é uma reserva histórica de valor contra a desvalorização da moeda fiduciária. Recentemente, o medo econômico global, medido pelo Índice de Incerteza da Política Econômica Global, está atingindo máximos de todos os tempos.”
Na década passada, o valor do Bitcoin medido em ouro aumentou significativamente em meio à crescente incerteza econômica global.
This past decade, both #Bitcoin and gold have been viable safe havens amid global economic uncertainty. Armed with a myriad of technological advantages and accelerating development, Bitcoin is digital gold. https://t.co/CLXp7Okb04
— Coinbase (@coinbase) February 7, 2020
dbjzteljxt
Muchas gracias. ?Como puedo iniciar sesion?