fbpx

Follow us on social

Holanda - moeda digital.

Banco Central da Holanda quer liderar o desenvolvimento do euro digital

Compartilhe com seus amigos

O Banco Central da Holanda, De Nederlandsche Bank (DNB), divulgou um relatório afirmando que quer desempenhar um papel essencial no desenvolvimento e teste do euro digital. 

No boletim divulgado na terça-feira (21), o banco falou sobre o potencial do uso de uma moeda digital do banco central (CBDC) na economia atual. De acordo com o DNB, a adesão da população ao uso de uma criptomoeda pode ser mais rápida do que o esperado, visto que as pessoas estão utilizando menos papel moeda. Atualmente, mais de 60% de todos os pagamentos no país são digitais.

“Uma pergunta que naturalmente vem à mente é se os bancos centrais devem fornecer um novo tipo de dinheiro que esteja mais sintonizado com as necessidades de cidadãos e empresas”, observa o relatório.

Separador de texto - Holanda - moeda digital.

Para o Banco Central da Holanda, o uso de uma CBDC poderia “promover a diversidade no mercado de pagamentos”, além de tornar os pagamentos transfronteiriços mais eficientes. 

O documento destaca, ainda, que o uso de uma criptomoeda poderá “promover a confiança no sistema monetário em tempos de incertezas”.

O DNB considera que, apesar dos riscos, uma moeda digital do banco central pode ser algo positivo. Além disso, a instituição holandesa afirmou que se o Banco Central Europeu decidir testar esse sistema, o país estará “pronto para desempenhar um papel de liderança”. 

Separador de texto - Bitcoin.

Banco Central Europeu

Em dezembro de 2019, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, declarou diante o Parlamento Europeu que a instituição poderá lançar sua própria moeda digital, a qual “permitiria que os cidadãos [europeus] usassem dinheiro do banco central diretamente em suas transações diárias”.

No entanto, Lagarde destacou que antes de desenvolver uma moeda digital é preciso definir prioridades e determinar o objetivo dessa força-tarefa.

Separador de texto - Holanda - moeda digital.

De acordo com um tuíte publicado na época pelo Banco Central Europeu, Lagarde afirmou que existe uma demanda por uma stablecoin, considerando que vários países têm demonstrado interesse na criação de uma moeda virtual. 

“Minha convicção pessoal sobre a questão de stablecoins ​​é que é melhor estarmos à frente da curva. Existe claramente uma demanda por aí à qual devemos responder”, declarou a presidente do BCE.

Separador de texto - Holanda - moeda digital.

Outros bancos centrais ao redor do mundo, incluindo o Banco Central da China, também estão desenvolvendo suas CBDCs. 

 

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.


Compartilhe com seus amigos
About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil. Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração. Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.