fbpx

Follow us on social

BRICS

Países que compõem o BRICS poderão criar uma criptomoeda para pagar acordos feitos entre o grupo

Compartilhe com seus amigos

Durante a reunião do BRICS no Brasil, o representante do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) sugeriu a criação de um sistema de pagamento único para acordos feitos entre o grupo, composto pelas cinco das principais nações emergentes do mundo — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. 

A ideia teve apoio do Conselho Empresarial do BRICS, visto que o grupo vem estudando formas para diminuir sua dependência do dólar norte-americano.

Separador de texto - Bitcoin.

A solução proposta é que, futuramente, o BRICS realize pagamentos por meio de transações com uma criptomoeda própria, relatou o diretor geral do RDIF, Kirill Dmitriev. 

“Um sistema de pagamento eficiente do BRICS é capaz de estimular acordos em moedas nacionais e garantir a estabilidade de tratos e investimentos entre nossos países, que compõem mais de 20% do fluxo global de investimentos estrangeiros diretos”, relatou Dmitriev, que também é membro do conselho.

O representante russo acrescentou que a participação do dólar nos acordos de comércio exterior diminuiu de 92% para 50% nos últimos cinco anos.  

Separador de texto - Bitcoin.

De acordo com Nikita Kulikov, membro do conselho de especialistas da câmara legislativa da Rússia conhecido como Duma do Estado , é importante saber como os países do BRICS estarão prontos para utilizar a criptomoeda. Ele acredita que o ativo serviria para facilitar transações comerciais, não como forma digital de dinheiro.

Não será dinheiro, podemos dizer que será um fluxo de documentos sem papel para facilitar as transações”, afirmou.

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.


Compartilhe com seus amigos
About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil.Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração.Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.