fbpx

Follow us on social

moeda virtual - Japão

Japão deverá criar sua própria moeda digital “dentro de dois a três anos”, afirma parlamentar

Compartilhe com seus amigos

O Japão deverá criar a sua própria moeda digital “dentro de dois a três anos”, afirmou Kozo Yamamoto, chefe da comissão de pesquisa de sistemas bancários e financeiros do Partido Liberal Democrata do Japão. 

De acordo com o parlamentar, a intenção é que o governo inclua esse plano nas suas principais diretrizes políticas ainda neste ano.

Separador de texto - Bitcoin.

As observações de Yamamoto demonstram a pressão que o Japão sente em relação ao progresso da China no lançamento de sua própria moeda virtual. A ideia do partido é conter a potencial influência do Yuan Digital. Outra preocupação é o projeto do Facebook de criar sua stablecoin Libra. Contudo, é pouco provável o Japão emita sua moeda digital em breve, devido às questões técnicas e jurídicas envolvidas.

Norihiro Nakayama, outro parlamentar do partido no Japão, descreveu recentemente a criptomoeda da China como um “desafio ao sistema de moeda de reserva global existente e à hegemonia da moeda”.

De acordo com o Reuters, alguns legisladores acreditam que o Yuan Digital da China pode se espalhar rapidamente entre as economias emergentes.

Separador de texto - Bitcoin.

No final de janeiro, o banco central do Canadá anunciou que formaria um grupo com os bancos centrais do Japão, Suíça, Inglaterra, Suécia, Banco Central Europeu e com o Banco de Pagamentos Internacionais para analisar a potencial utilidade da criação de uma moeda digital para bancos centrais (CBDC). 

Yamamoto afirma que se cada país controlar o fluxo de dinheiro com suas próprias moedas digitais, isso poderá “impedir uma grande oscilação em tempos de crise e estabilizar sua própria economia”.

 

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.


Compartilhe com seus amigos
About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil. Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração. Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.