fbpx

Follow us on social

moeda digital - Banco Central da França

Governador do Banco Central francês afirma que moedas digitais não podem ser privadas

No último sábado, o governador do Banco Central da França, François Villeroy de Galhau, reconheceu o potencial das moedas virtuais — visto que as transações em dinheiro diminuíram em alguns países. No entanto, ele acredita que os bancos centrais devem ser os responsáveis pela emissão delas. 

“A moeda não pode ser privada, o dinheiro é um bem público de soberania”, afirmou Villeroy.

Separador de texto - Bitcoin.

Devido ao aumento do uso de criptomoedas, somado aos planos do Facebook para lançar sua stablecoin Libra, bancos centrais do mundo todo estão estudando a possibilidade de emitir suas próprias moedas virtuais a fim de evitar a perda do controle sobre o dinheiro. 

No entanto, Villeroy afirmou que suas declarações não são uma resposta ao projeto do Facebook, mas sim uma reação à tecnologia que está evoluindo rapidamente.

Separador de texto - Bitcoin.

O governador observou que o uso do dinheiro em espécie diminuiu em muitos países europeus e que as moedas digitais podem ser uma alternativa desejável, principalmente no norte da Europa. 

“Em alguns países do norte da Europa, principalmente na Suécia e na Holanda, o uso de notas bancárias está caindo muito rapidamente”, disse Villeroy à rádio France Inter. “Eles [o governo] estão se perguntando se precisamos dar aos cidadãos o direito ao dinheiro digital que não é mais uma cédula física, mas que tem a mesma qualidade e principalmente a segurança de um banco central”.

Separador de texto - Bitcoin.

Durante uma conferência realizada em dezembro de 2019, o governador do Banco Central da França já havia demonstrado interesse na criação de uma moeda virtual. Nela, Villeroy afirmou que a instituição começaria a testar uma criptomoeda em 2020.

“Pretendemos começar a experimentar rapidamente e lançar um projeto (apenas para participantes do setor privado) até o final do primeiro trimestre de 2020. O euro digital será inicialmente utilizado entre bancos, e não pelos cidadãos comuns”, afirmou François.

 

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.

About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil. Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração. Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.

Post a Comment

You don't have permission to register